V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Quando o assunto é a vitalidade


às 19h28
Compartilhe:
Quando o assunto é juventude

Quando o assunto é juventude

Em continuidade a programação alusiva ao mês do Idoso, o Paimi promove na tarde desta terça-feira, 24, um encontro dos seus membros com o geriatra Antônio Carlos Santos Neves.

 

Na oportunidade, o convidado abordou o tema Prevenção e os fatores que contribuem para maior longevidade com qualidade de vida. Mais importante que discutir o tema, na opinião do doutor Antônio Carlos, é falar sobre a modalidade de atenção e o que representa os grupos de convivência para as pessoas que estão na melhor idade.

“O grupo de convivência é a modalidade de atenção ao idoso que lhe permite se tornar sociável, esquecer os problemas familiares e passar a ter sua vida de forma independente”, lembra o palestrante reafirmando que a Unit demonstra essa preocupação ao manter durante mais de 14 anos o Paimi que tem como política de inserir o idoso em atividades sociais.  Os resultados são sempre muito promissores porque revitaliza as funções cognitivas do idoso e coloca-o no seio familiar como um exemplo a ser seguido e não um peso como em muitos casos ocorre.

Sob a coordenação da professora Zulnara Mota, as mais de 50 senhoras que integram o Programa de Assistência Integral a Melhor Idade vivem essa realidade participativa e especialmente nesse mês em que o idoso é comemorado, todas elas participam intensamente da programação festiva.

A atenção das senhoras e a participação ativa do grupo

A atenção das senhoras e a participação ativa do grupo

A primeira ação ocorreu no início do mês, durante a realização de um espetáculo de danças folclóricas e de salão seguidos de um cortejo pelo minishopping do Campus Farolândia. Na semana seguinte, e sempre às terças-feiras, o grupo que se reúne na sala 6 do bloco A, participou de atividades recreativas numa oficina com jogos e narrativas de fatos, além de uma audição de músicas que marcaram a juventude do grupo. A próxima agenda do grupo está marcada para a quinta-feira, 26, às 17 horas na Capela da Unit, onde será celebrada uma missa em comemoração ao idoso. As festividades têm encerramento marcado para o dia 27, quando é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Todas as senhoras participam de uma oficina de Azeite aromatiza promovida pelo Centro Gourmet da Unit em suas homenagens.

O coordenador de Extensão da Unit, professor Gilton Kennedy Souza Fraga lembra que a instituição mantém as ações do Paimi e expande essas ações com atividades extensionistas realizadas em instituições beneficentes localizadas na capital sergipana, através de projetos desenvolvidos especialmente pelos cursos da área da saúde. “Sabemos que temos de ter essa obrigação ética com aqueles que construíram este País” reconhece o professor ao lembrar que o Paimi é um grupo mantido pela sua coordenação.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: