ESTUDE NA UNIT
MENU

Reconhecimento nacional e internacional

Parceria entre Unit e Universidade de Aveiro abre oportunidade para que doutores formados pela Tiradentes conquistem dupla titulação, no Brasil e em Portugal

às 21h46
Compartilhe:
Gestores da Unit e de Aveiro celebram convênio

Gestores da Unit e de Aveiro celebram convênio

Já pensou em concluir o doutorado e receber o título por duas instituições, uma brasileira e outra europeia? Se você faz ou está disposto a fazer o doutoramento na Universidade Tiradentes, já pode começar a pensar nessa possibilidade de reconhecimento internacional a partir de agora. Nessa quarta-feira, 30 de outubro, os reitores da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, e da Universidade de Aveiro, professor Manuel Assunção, assinaram um Convênio de Cooperação Acadêmica Bilateral que permite dupla titulação aos doutores formados pela IES sergipana.

O convênio foi assinado na Sala de Reuniões da Reitoria, Campus Aracaju Farolândia da Unit. Para conquistar a dupla titulação, o aluno de doutorado da Universidade Tiradentes terá que desenvolver parte das pesquisas em Aveiro. Todo o plano de atividades precisa ser aprovado pelos colegiados dos doutorados das duas instituições.

Assinatura de convênio

Assinatura de convênio

“Esta é uma das grandes conquistas da Universidade Tiradentes este ano. Trouxemos a Sergipe o professor Manuel Assunção, uma expressão internacional, reitor da mais alta qualificação, que vem dar as mãos à nossa instituição para realizarmos trabalhos conjuntos em benefício da pós-graduação, dos mestrados e doutorados, dos cientistas brasileiros e portugueses”, avalia o professor Jouberto Uchôa.

“Essa troca de experiências com a Unit é fundamental, visto que as nossas realidades são cada vez mais parecidas e temos muito que aprender uns com os outros. Os pesquisadores dos programas stricto sensu das duas instituições já desenvolvem projetos de pesquisa em parceria, o que significa que não estamos aqui construindo qualquer coisa, a partir do nada. Este é um convênio que consubstancia uma relação concreta entre as duas instituições”, avalia reitor de Aveiro, professor Manuel Assunção, que também ministrou palestra na Semana de Pesquisa da Unit – Sempesq –, sobre ciência, internacionalização e contemporaneidade.

QUALIDADE COMPROVADA

Prof. Manuel Assunção ministra palestra na Sempesq. Ao lado do reitor de Aveiro, o professor Matheus Batalha Nery

Prof. Manuel Assunção ministra palestra na Sempesq. Ao lado do reitor de Aveiro, o professor Matheus Batalha Nery

Segundo a professora Ester Fraga Vilas-bôas, diretora de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, este é um momento histórico para a Unit. “Trabalhamos de forma minuciosa para chegar à concretização desta parceria. É uma articulação muito delicada, pois envolve política institucional, grade curricular dos cursos, entre outros aspectos que as instituições precisam manter alinhados. Para nós, a dupla titulação em convênio com Aveiro representa a consolidação do projeto de internacionalização da Unit e a nossa projeção para o exterior”, avalia.

“A parceria com Aveiro comprova a qualidade dos nossos programas stricto sensu, a boa relação internacional dos nossos professores e a capacidade dos nossos alunos se destacarem no exterior”, analisa o professor Matheus Batalha Nery, coordenador de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes.

“Este convênio é o reconhecimento internacional de que a Unit é capaz de produzir doutores de qualidade, reconhecidos também na Europa”, reitera o professor Álvaro Silva Lima, coordenador do mestrado e doutorado em Engenharia de Processos da Tiradentes, que desenvolveu pesquisas do seu pós-doutoramento em Aveiro.

Compartilhe: