ESTUDE NA UNIT
MENU

Referência em formação médica

Avaliação de estudantes de Medicina coloca a Unit acima da média nacional. Instituição também comemora 70% de aprovações de recém-formados em residências médicas

às 20h00
A Universidade Tiradentes, instituição de ensino superior sergipana que comemora 55 anos de existência, comprova mais uma vez que está entre as melhores formadoras de médicos do Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – divulgou o resultado da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina – Anasem – e 98,2% dos acadêmicos da Unit obtiveram desempenho considerado adequado. Uma média de proficiência mais alta do que a registrada em 19 estados brasileiros e em quatro regiões do País.
Unit oferece professores qualificados, metodologias ativas de ensino e infraestrutura de ponta
Unit oferece professores qualificados, metodologias ativas de ensino e infraestrutura de ponta
Recém-formada, Rachel Choucair comemora aprovação em residências médicas
Dr. Richard Halti: “Somos uma instituição com tradição no ensino que teve a coragem de buscar o novo e vencer barreiras”
Compartilhe:

Todas as escolas brasileiras de educação médica participaram da Anasem. Os resultados abarcam a avaliação de 91% dessas instituições, totalizando 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no segundo ano. Os desempenhos nas questões objetivas foram agrupados em três níveis de proficiência – básico, adequado e avançado – com o objetivo de medir as competências estruturais ou habilidades dos participantes. Cerca de 91,2% dos estudantes de Medicina encontram-se no nível de proficiência adequado; 6,9%, no básico; e 1,9%, no avançado.

Aplicada a cada dois anos, a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina permite mensurar a qualidade do aprendizado. “A Anasem apresenta um resultado que permite fornecer tanto para os alunos como para a instituição de ensino uma ferramenta que esclareça, de forma objetiva, como está a sua formação acadêmica”, avalia o coordenador do curso de Medicina da Unit, doutor Richard Halti.

“Alunos diferenciados, professores extremamente competentes e gabaritados, em uma universidade que oferece a melhor estrutura para que possamos programar metodologias ativas que facilitam o processo de ensino/aprendizagem são fatores que considero motivadores para a obtenção dos melhores resultados na avaliação”, salienta o professor Richard.

 

Residências médicas

Outra conquista recente do curso de Medicina da Universidade Tiradentes é a aprovação de 70% dos recém-formados em residências médicas pelo País. Eles estão em instituições de referência nacional como o Hospital Albert Einsten, em São Paulo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – ,e atuando no SUS em diversos estados.

“Sabemos que as provas de residência médica são bem concorridas e, mais do que mostrar a boa formação que nossos alunos tiveram na Unit, os resultados expõem a qualidade desses estudantes. O sucesso depende de ambos: não só da qualidade da instituição, mas também dos alunos. Ficamos honrados pela qualidade dos acadêmicos que escolhem a Unit para fazer Medicina”, afirma Richard Halti.

Aos 29 anos e recém-formada pela Universidade Tiradentes, Rachel Choucair comemora duas aprovações para residência médica na especialidade de sua escolha, Pediatria. Ela foi aprovada na Maternidade Santa Isabel e no Hospital de Urgência de Sergipe, ambos em Aracaju. “A metodologia utilizada no curso da Unit me deu autonomia para estudar, preparar e buscar soluções, e isso que me ajudou muito. Me organizei e me dediquei, de acordo com o que eu ia vendo no internato, nos dois últimos anos da graduação”, explica.

 

Método PBL

Reconhecido pelo Ministério da Educação com conceito 4,3 na escala de 1 a 5, o mais alto em Sergipe e uma referência de qualidade no Brasil, o curso de Medicina da Unit foi pioneiro no estado na utilização do método de Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL –, modelo pedagógico desenvolvido no Canadá e aplicado nas maiores universidades do mundo.

“A utilização da metodologia faz com que aluno se envolva mais no processo de ensino, tornando-se autor do seu aprendizado. Isso cria no estudante a necessidade de estar continuamente na busca do conhecimento”, garante o coordenador do curso de Medicina, Dr. Richard Halti.

Outro grande diferencial do curso de Medicina da Unit está relacionado à infraestrutura com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinado a práticas em disciplinas. O Centro de Simulação Realística, por exemplo, possibilita aos estudantes uma melhor capacitação em relação ao atendimento clínico e de urgência.

“Somos uma instituição com tradição no ensino que teve a coragem de buscar o novo e vencer barreiras. Os estudantes aproveitaram a oportunidade de estar em uma instituição de primeira linha, que visa à qualidade de ensino associado ao corpo docente altamente qualificado. Tudo isso contribui para que eles obtenham o sucesso profissional”, finaliza o professor Richard.

Compartilhe: