ESTUDE NA UNIT
MENU

Reitor da Unit recebe título de cidadão goianense

A honraria deve-se às contribuições para a melhoria da Educação da cidade através da Faculdade Tiradentes, em Goiana (PE), uma das unidades do Grupo Tiradentes.

às 19h28
Compartilhe:

O reitor da Universidade Tiradentes (Unit) e fundador do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, recebeu nesta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Goiana (PE), o título de cidadão Goianense. A honraria deve-se às contribuições para a melhoria da Educação da cidade através da Faculdade Tiradentes (Fits). Além dele, a reitora da Fits, Vanessa Piasson também recebeu o título.

“A origem mais provável do nome ‘Goiana’ é Tupi-Guarani, que significa ‘gente estimada’ e é isso o que eu sinto aqui. A minha felicidade em ser convidado para esta cidade que tem uma história linda para o Brasil e receber o título de cidadão. A partir de hoje, com muita honra, eu sou também filho de Goiana. Agradeço aos parlamentares e autoridades, e espero não decepcionar. Vou fazer o possível para a grandeza dessa cidade”, diz o professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, a homenagem representa os esforços em favor da educação. “É um reconhecimento justo por tudo o que o Grupo Tiradentes tem feito em prol do desenvolvimento de Goiana, de forma especial, a implantação da faculdade de Medicina no município. Faculdade que está propiciando a formação de novos profissionais em um processo de interiorização da formação de Medicina no nosso País, possibilitando a ampliação dos equipamentos de saúde”, afirma.

Títulos

Jouberto Uchôa de Mendonça é reitor da Universidade Tiradentes, em Sergipe, e presidente do conselho do Grupo Tiradentes. É, ainda, membro da Academia Sergipana de Letras, ocupando a cadeira nº 23, sucedendo ao intelectual Luiz Antonio Barreto; membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, cujo Patrono é professor Balduino Ramalho; e membro da Academia Sergipana de Administração. Também se tornou imortal da Academia Nacional de Economia,  ocupando a Cátedra nº 33, que tem como patrono D. João VI.

Entre outras homenagens, professor Uchôa já recebeu: Medalha da Ordem do Mérito Pontes de Miranda, a mais alta condecoração concedida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região; Medalha do Mérito da Justiça Criminal (Tribunal de Alçada Criminal, Rio de Janeiro); Medalha do Mérito do trabalho (TRT 20ª Região, Aracaju); Medalha do Mérito Alvorada (Diários Associados); Medalha 25 anos do Conselho Estadual de Educação; Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar – Assembleia Legislativa de Sergipe.

Também recebeu: Comenda do Mérito Aperipê; Comenda de Mérito Serigy no grau de Comendador; título de Cidadão Honorário de Maceió, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores da capital Alagoana; título de Cidadão Caruaruense, concedido pelo Poder Legislativo de Caruaru (PE); Comenda do Mérito Maçônico, concedida pela Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe; Comenda Manoel Prado Vasconcelos, concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe. 

 

Leia também: Reitor da Unit completa 86 anos de vida e inspiração

Compartilhe: