O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, tomará posse na Academia Nacional de Economia – ANE – nesta quinta-feira, 19, em cerimônia virtual. Com a posse e diplomação, o reitor da Unit passa a ocupar a Cátedra nº 33, tendo por patrono D. João VI.
O professor Jouberto Uchôa de Mendonça, além de ser reitor da Unit Sergipe, é presidente do conselho do Grupo Tiradentes, membro da Academia Sergipana de Letras, ocupando a cadeira nº 23, sucedendo ao intelectual Luiz Antônio Barreto; membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, cujo Patrono é professor Balduino Ramalho; membro da Academia Sergipana de Administração e membro da Academia Sergipana de Educação, cujo patrono é Manoel Joaquim. Professor Uchôa ainda possui título de Cidadão Honorário de Maceió, concedido pela Câmara Municipal da capital Alagoana; Título de Cidadania Caruaruense, concedido pela Câmara Municipal de Caruaru; Comenda do Mérito Maçônico, concedida pela Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe; Comenda Manoel Prado Vasconcelos, concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe.
Agora, passa a compor o quadro de Imortais da Academia Nacional de Economia, que comemora, neste ano, seus 77 anos de fundação. A ANE tem por finalidade promover ações que estimulem o progresso das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais do Brasil.
Como membro imortal da ANE, o professor Jouberto Uchôa é o 4º Titular Imortal da Cátedra nº 33, que tem por patrono D. João VI. O 1º Titular Imortalizado foi Aluisio Fragoso de Lima Campos; O 2º, Ovídio Paulo de Menezes Gil e o 3º Titular Imortalizado, foi Jaime Câmara.
A transmissão da Plenária Pública acontecerá via aplicativo Zoom, usando o código: ID: 864 0719 2464 – senha: 585472, das 15h30 às 18h, no próximo dia 19. Devido aos compromissos em face à celebração dos 15 anos de atividades do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), professor Uchôa não poderá participar do momento solene.
Academia Nacional de Economia
A Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, fundada em 18 de agosto de 1944, em âmbito nacional, e também reconhecida pela nominação de Academia Nacional de Economia-ANE, é uma associação civil, particular, com caráter científico e cultural, e sem fins lucrativos, cuja missão é a de concorrer para o progresso e desenvolvimento das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, competindo-lhe estudar e discutir todos os assuntos concernentes aos seus fins, com foco no desenvolvimento socioeconômico político, buscando a interação entre os cientistas afins, e destes com pesquisadores do país e do exterior.
Leia mais:
Jouberto Uchôa será empossado na Academia Sergipana de Educação