ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza Fórum para fomentar o Turismo em Sergipe

Fórum Sergipe para o Mundo é uma iniciativa do reitor da Unit em prol do turismo. A ideia é criar um organismo que discuta e delibere ações efetivas que promovam destinos no estado

às 22h23
A intenção é criar um grupo coeso que atue em prol da ampliação da divulgação dos roteiros turísticos de Sergipe
A intenção é criar um grupo coeso que atue em prol da ampliação da divulgação dos roteiros turísticos de Sergipe
Representantes de associações ligadas ao turismo e órgãos públicos participaram do evento
Encontro foi idealizado pelo próprio reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça
Reitor apresentou exemplos de divulgação de destinos em revistas nacionais
Fórum Sergipe para o Mundo
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Preocupado com os rumos do destino Sergipe como rota turística no cenário nacional, o reitor da Universidade Tiradentes – Unit –, professor Jouberto Uchôa, idealizou o Fórum Sergipe para o Mundo. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, com os representantes de diversas entidades relacionadas à área.

O objetivo é promover a integração de diversos segmentos relacionados ao turismo no Estado. No evento, o reitor reforçou seu compromisso com Sergipe. “Tenho quase um fanatismo pela minha terra! Ao viajar, percebo como cidades vizinhas estão à frente das daqui, parece que não somos considerados atrativos turísticos mesmo tendo inúmeros motivos. Convidei diversos grupos do segmento para que uma entidade pudesse ser articulada e, assim, promover o turismo no estado sem depender de órgão público”, explicou.

A ideia é criar um conselho consultivo que atue em conjunto com o que já existe na Associação de Empresários do Turismo. “Vamos dar vida a entidade que já existe! Vamos tornar esse grupo coeso, com diretoria eleita, como um órgão de importância nacional. Os encontros periódicos para trabalhar pautas podem acontecer na Unit”, reforça Uchôa. O reitor também sugeriu que uma revista de circulação nacional seja um dos produtos deste grupo.

Para Marco Pinheiro, da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, a intenção do reitor da Unit é muito válida. “Nosso problema é união para uma atuação conjunta frente a uma única direção que é o destino Sergipe. Só o gesto de o reitor buscar um caminho, convidando tantas entidades, reforça como o cenário merece atenção”, afirmou.

O prefeito de Estância Gilson Andrade também destacou os esforços de professor Uchôa. “Ele é um ilustre sergipano que sonha com destaque nacional para nosso estado. E este é um momento importante para que comecemos do zero mesmo, para pensar e trabalhar juntos. Afinal, turismo é uma indústria sem chaminé [sic]”, disse.

A presidente da Associação de Empresários do Turismo, Daniele Mesquita, também fez uso da palavra durante o Fórum. “Fico muito feliz pelo reitor da Unit ter levantando nossa bandeira que é a de divulgar destinos do Estado! Aproveito para fazer o convite ao professor Uchôa para que seja patrono da Associação que é composta por 54 segmentos do turismo, pois nos deu uma aula de como divulgar Sergipe; de como sair dessa crise que vivemos”, falou.

Próximos passos

Decidiu-se que cada representante levará os anseios deste Fórum às suas instituições para que o conselho seja criado. “Agora é importante que cada um aqui convoque reunião entre os seus para tratar do que foi discutido hoje e decidir quem de fato fará parte do Fórum Sergipe para o Mundo; se a ideia de sua futura diretoria visitar o governo com propostas, repercutindo na bancada federal em busca de incentivos, será colocada em prática ou não. Da Unit, o grupo poderá usar da melhor forma. Sou apenas um sergipano entusiasta”, finalizou Uchôa, reforçando que não haverá representante da Unit neste conselho.

Fórum Sergipe para o Mundo

Para o evento, foram convidados diretores de entidades do segmento, como: ABAV; ABIH; ABLA; ABRAJET; ABRASEL; SINDETUR; SINGTUR; SHRBS; AEDT/SE; ACESE; CDL/FCDL, FENEN; Secretaria do Turismo de Aracaju; Prefeitura Municipal de São Cristóvão; Prefeitura Municipal de Estância; Prefeitura Municipal de Laranjeiras; Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco; Infraero e o Governo do Estado de Sergipe.

Compartilhe: