ESTUDE NA UNIT
MENU

Reitora associada da UMass Boston visita instalações da Unit

Diretamente da UMass Boston, Cheryl Nixon estreita relacionamento com Unit e realiza sua primeira visita à instituição sergipana após Tiradentes Institute

às 18h37
Reitora associada da UMass é recebida pelo reitor e vice-reitora da Unit
Reitora associada da UMass é recebida pelo reitor e vice-reitora da Unit
Reitora associada conheceu o Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia
Reitora associada conheceu o Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia
Reitora associada conheceu o Decós Day Hospital
Reitora associada conheceu a clínica de Psicologia da Unit
Reunião foi transmitida em tempo real ao Centro Universitário Tiradentes (Alagoas) e Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe)
Superintendente acadêmico, professor Temisson José fez uso da palavra
Reitora associada, Cheryl Nixon, faz apresentação para auditório com professores e coordenadores da Unit
Professores e coordenadores da Unit participaram de encontro
Reitor Jouberto Uchôa inicia encontro com professores e coordenadores da Unit
Cheryl Nixon adere à campanha da Unit após reconhecimento máximo do MEC (nota 5)
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Após inaugurar o Tiradentes Institute no campus da Universidade de Massachusetts – UMass Boston, no celeiro da Educação Superior no mundo, a Universidade Tiradentes – Unit – promove mais um avanço rumo à internacionalização. De 15 a 17 de agosto, a reitora associada e diretora de programas globais da UMass Boston (EUA), Cheryl Nixon, esteve pela primeira vez no Brasil, mais precisamente em Aracaju (SE). O objetivo de sua visita foi conhecer as instalações e a estrutura organizacional do maior campus da instituição sergipana, o Unit Farolândia.

Na agenda da visitação, aconteceram reuniões e encontros com professores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação sob o tripé ensino, pesquisa e extensão. “O futuro dessa parceria é incrível! Existe muita força de vontade e a energia contagiante dos alunos e professores aqui na Universidade Tiradentes que levarei para a UMass Boston! Tive diversas reuniões e encontros em setores diferentes e sobre inúmeras áreas do conhecimento. É animador para a UMass saber que existem diversas possibilidades de intercâmbio com a Unit, pois percebi como tudo é organizado e funcional por aqui. A estrutura também é toda muito bem pensada para se adquirir elevados resultados e alta qualidade de ensino”, considera Nixon.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reconhece a relevância da parceria para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais preparada para o futuro. “O importante é que nossa comunidade acadêmica tenha a chance de ultrapassar todas as fronteiras do saber em busca da qualidade de ensino. Queremos auxiliar na formação de profissionais cidadãos do mundo. Com o crescimento e consolidação do nosso projeto de internacionalização isso será tangível”, afirma professor Uchôa.

Parceria

As áreas que a parceria começará a focar são as da Saúde e Educação. “Outra que pode ser interessante e de fácil resolução será na área de idiomas, para que os alunos das duas universidades troquem culturas e conhecimento. Certamente utilizaremos tecnologia para acelerar esse processo”, afirma Cheryl Nixon.

De acordo com a reitora associada norte-americana, os primeiros passos no processo de conexão entre alunos estão sendo efetivados. “Já estamos determinando quais áreas de atuação a UMass e Unit possuem. Assim, a partir daí, poderemos avançar na parceria. Acredito que o mais importante ainda são as pessoas – alunos, professores e colaboradores das instituições. Por isso, queremos também que os alunos da Unit façam parte da comunidade acadêmica da UMass Boston. Todos estão convidados a viver essa experiência transformadora conosco”, reforça.

Internacionalização

Para o professor Jouberto Uchôa Junior, o processo de internacionalização da Educação é mais que uma perspectiva, é a saída para um bom desenvolvimento dos países envolvidos. “A UMass Boston é um importante celeiro do conhecimento, superimportante nos EUA e escolhemos estruturar o Tiradentes Institute naquela universidade justamente pelas oportunidades de parceria. A professora Cheryl Nixon veio diretamente para a Unit, em Aracaju, em sua primeira vez no Brasil, só para nos conhecer e estreitarmos cada vez mais os laços. As oportunidades de parceria, a partir do intercâmbio de alunos, professores, projetos e programas são fantásticas. O que precisamos, efetivamente, é criar essas oportunidades. Tenho certeza que a vinda da vice-reitora consagra a parceria que se consolida há mais de um ano”, afirma Uchôa Júnior.

O superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José, acredita na força do intercâmbio para alavancar o ensino e aprendizagem. “A importância do movimento de Sergipe para Massachusetts e o inverso fortalece as relações entre os nossos países”, diz.

Segundo ele, ter conhecido a estrutura da Unit e as pessoas que terão interlocução no projeto é um gatilho necessário. “É importante, ainda, que ao longo das próximas semanas, que os professores se vejam nessas possibilidades e que nos procure para discussão e aprofundamento. Queremos que os sonhos de nossos alunos, professores e colaboradores se tornem realidade. No próximo dia 21, o professor Marcos Almeida será nosso representante em Boston e estará à disposição para quaisquer dúvidas”, conta.

Contexto

A título de contextualização, em dezembro de 2017, após a cerimônia de inauguração do Tiradentes Institute, nos Estados Unidos, Cheryl Nixon afirmou que, até então, a UMass Boston nunca tinha encontrado tanto êxito em iniciativas como a que estreitou com o Centro de Estudos da Unit em Boston. Disse ainda, à época, que esta seria uma perfeita relação pela missão de gerar e compartilhar conhecimento, inovação, ideias e cultura que ambas as instituições possuem. Confira mais clicando aqui.

Compartilhe: