ESTUDE NA UNIT
MENU

Reskilling e upskilling: a busca constante por conhecimento no mercado

Empresas que investem e valorizam as competências dos indivíduos, possuem um forte mecanismo de sobrevivência no mercado.

às 22h45
Coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luisa Teodoro fala sobre reskling e upskilling
Coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luisa Teodoro fala sobre reskling e upskilling
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

O atual cenário do mercado de trabalho é volátil e demanda constantes readequações das empresas e dos profissionais. Para se manter competitivo, o cidadão precisa investir em novas habilidades e na busca constante por conhecimento.

Neste cenário surgem o reskilling e o upskilling. Derivados da palavra skill que significa habilidade, ambos são processos importantes para o profissional, sua equipe e empresa que faz parte. No primeiro caso, ele busca mudar completamente sua trajetória para melhor se encaixar nas novas demandas de mercado, já o termo upskilling é a prática de aprimorar os conhecimentos em áreas que o indivíduo já está inserido.

Para a coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luísa Teodoro, o reskilling e o upskilling são práticas altamente relacionadas às tecnologias e a evolução na execução das funções com a automação de processos e inteligência artificial. “Ambos os termos estão relacionados ao esforço voltado ao desenvolvimento de carreira e eles estão em alta, principalmente, por conta da velocidade com que estamos vivenciando as inovações, isso faz com que os profissionais tenham que se atualizar constantemente”.

Tanto as organizações quanto os profissionais são atingidos pelas exigências do mercado competitivo. Para as empresas, é necessário um planejamento estratégico junto  a valorização do capital intelectual, pois com as novas necessidades mercadológicas, as competências foram evidenciadas ao ponto de se tornarem um diferencial e um mecanismo de sobrevivência no mercado.

Ao profissional atual, é importante a compreensão de que não se deve esperar as demandas surgirem para buscar requalificação, ele precisa se situar no centro do seu próprio processo e buscar o aprimoramento espontaneamente. “A gente precisa entender que o profissional tem um grande papel na busca por novas habilidades, pois está nas mãos dele assumir o protagonismo de sua carreira, compreendendo que é o momento de evoluir dentro da área que atua ou até mesmo de seguir novos rumos”, afirma Maria Luísa.

Unit Carreiras

A Universidade Tiradentes oferece, por meio do Unit Carreiras, um espaço dedicado aos alunos da graduação, pós-graduação e egressos com alertas e orientação quanto à necessidade do processo de reskilling e upskilling.  Com foco na capacitação profissional, o setor atua no gerenciamento e divulgação de oportunidades e na orientação individual ao plano de carreira. 

Para solicitar aconselhamento, os alunos e egressos podem preencher este formulário e agendar atendimento por videochamada com o Carreiras Virtual. 

O Unit Carreiras também está disponível no Magister de alunos e egressos.

Leia mais:

Compartilhe: