ESTUDE NA UNIT
MENU

Roadshow e seminário discutirão a qualidade de instalações elétricas

Evento sobre qualidade de instalações elétricas será realizado pela Abracopel, com apoio da Unit, nos próximos dias 16 e 17, com entrada solidária

às 21h32
Coordenador dos cursos de Engenharias da Unit, professor Cláudio de Oliveira
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Para discutir a qualidade de instalações elétricas, tanto em ambientes internos como externos, no tocante à segurança de quem trabalha com eletricidade, nos próximos dias 16 e 17 acontecerá o roadshow “Qualidade e segurança nas instalações elétricas e sistemas fotovoltaicos” e o seminário ‘Gerenciamento de risco elétrico’, respectivamente. Os eventos têm entrada convertida em uma lata de leite em pó ou um quilo de alimento não perecível e serão realizados no Auditório Padre Arnóbio, na Universidade Tiradentes.

Realizado pela única entidade brasileira que faz um levantamento estatístico de acidentes de origem elétrica desde o ano de 2008, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel –, o evento trará especialistas para apresentar os riscos e principalmente como evitá-los, garantindo a segurança de quem trabalhe e de quem se utiliza desse insumo.

Segundo dados estatísticos levantados com exclusividade pela Abracopel, em 2017, Sergipe computou 10 acidentes por choque elétrico com sete mortes, um número que coloca o estado no final do ranking de acidentes e mortes por acidentes de origem elétrica no Brasil. No entanto, se for comparar a pequena área sergipana e o número de mortes em relação aos outros estados brasileiros, Sergipe fica em 7º lugar.

Para o coordenador dos cursos de Engenharias da Unit, professor Cláudio de Oliveira, a população em geral ainda menospreza os riscos que a energia elétrica pode oferecer. “É função de todo profissional da área elétrica garantir que qualquer descuido na utilização da energia elétrica não acarrete acidentes. Nesse sentido, o roadshow e o seminário abordarão temas relacionados à segurança elétrica, tanto em instalações elétricas convencionais quanto em instalações elétricas fotovoltaicas, ao tempo em que nos permitirão interagir com profissionais experientes na área que compartilharão soluções visando ao conforto e segurança”, avalia.

Roadshow

A temática do roadshow “Qualidade e segurança nas instalações elétricas e sistemas fotovoltaicos” tem relevância na atualidade, pois sistemas alternativos de energia para instalações elétricas podem se tornar motivo de acidente.

Será dia 16, das 8h às 18h, no bloco D, Auditório Padre Arnóbio, campus Farolândia.

Seminário

O seminário “Gerenciamento de risco elétrico” foi criado para atender uma demanda de profissionais que atuam na área de segurança do trabalho e necessitam de mais informações sobre os riscos com eletricidade. A ideia é que possam tomar atitudes para minimizar ou até mitigar os acidentes.

Programação

Os principais profissionais da área compõem a grade de programação do evento.  Todas as informações e inscrições gratuitas no site da associação: https://abracopel.org/eventos/.

Compartilhe: