ESTUDE NA UNIT
MENU

Rumo à Hungria


às 18h09
Compartilhe:
O professor ladeado pelos alunos bolsistas

O professor ladeado pelos alunos bolsistas

Bolsistas de Iniciação Científica da Unit estão de malas prontas para o leste europeu.

Os alunos  do curso de Odontologia da Unit- José Cleveilton dos Santos e Genecy Calado de Melo são estagiários do ITP, no laboratório de Morfologia e  Biologia Estrutural, onde recebem orientação do professor de Iniciação Científica, Ricardo Luiz Cavalcante de Albuquerque Júnior, em projetos do Pibic e Probic. Graças ao desenvolvimento dos projetos que realizam, foram estimulados a participar do programa Ciência sem Fronteiras e através deste, contemplados com bolsas de intercâmbio para a Hungria.

Essa representa uma oportunidade ímpar para que os acadêmicos que hoje cursam o 8º período de Odontologia permaneçam um ano e três meses na Hungria estudando as disciplinas do curso, e ao mesmo tempo, conhecendo e convivendo com a cultura do leste europeu.  “Eles terão a oportunidade de trazer todo o incremento cultural, além de conhecimentos específicos à sua área profissional”, lembra o professor Ricardo.

Ao participar do programa Ciência Sem Fronteiras com esses e outros projetos desenvolvidos pelos seus acadêmicos e orientadores, a Unit está presente em universidades com a de Harvard, de Portugal e da Inglaterra, entre outros, configura a sua internacionalização e importância dentro do contexto científico.

Para José Cleveilton a oportunidade de fazer o intercâmbio na Hungria representa o enriquecimento do conhecimento ampliando assim o leque de opções para a sua carreira acadêmica. Genecy Calado é da mesma opinião e acrescenta que o aprendizado adquirido fora do País será aplicado em seu próprio curso, no regresso para a Unit. Ele reconhece que esta é a grande oportunidade em sua vida acadêmica de conhecer outro idioma e vivenciar outra cultura. “Muito mais que a conquista acadêmica, essa será uma inesquecível experiência de vida”, arremata Genecy.

Na visão da diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, a participação dos alunos de Odontologia no Ciência sem Fronteiras representa o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Unit dentro do projeto de internacionalização. “Estamos sempre estimulando os nossos alunos a participar do nosso programa de Iniciação Científica, mas também a investir no conhecimento de outras culturas, através do intercâmbio”, lembra a professora Ester.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: