V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Saiba como participar de uma mobilidade acadêmica

Uma das principais dicas é acompanhar o lançamento dos editais e ter uma vida acadêmica ativa.

às 21h10
Caio Geliel, do setor de Relações Internacionais da Unit
Compartilhe:

Poucos estudantes de ensino médio conhecem o mundo de oportunidades que é ingressar em uma universidade. Além do ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Tiradentes (Unit) possibilita aos seus alunos participar de programas de mobilidade acadêmica internacional. Através de parcerias com instituições de ensino superior em diversos países, é possível ao universitário estudar durante alguns semestres fora do Brasil e, ainda, aproveitar as disciplinas no currículo acadêmico e profissional.

Para participar de uma mobilidade acadêmica o aluno precisa fazer uma seleção, de acordo com os requisitos previstos nos editais. Geralmente, esses editais são publicados ao início de cada período letivo, permitindo ao estudante fazer a mobilidade no semestre seguinte. Por isso, é preciso estar atento ao lançamento desses editais e às condições necessárias para se inscrever. Entre os principais requisitos está o conhecimento em língua estrangeira, mas é importante verificar questões como custos e acomodação no país de destino.

De acordo com Caio Geliel, do setor de Relações Internacionais, a principal dica para quem quer ser um estudante internacional é pesquisar os editais mais antigos. “Os editais seguem o mesmo padrão. Então, é só entender a estrutura e o funcionamento para se preparar para os próximos programas. Um dos aspectos fundamentais é ser um aluno participativo na vida acadêmica, com notas acima da média e envolvido em outros projetos de extensão da faculdade. Para se inscrever, basta entrar no edital e encontrar o formulário de inscrição vigente”, esclareceu.

Desde o início do processo seletivo os candidatos são acompanhados pelos atendentes do setor de Relações Internacionais. “Após a aprovação, ele passará por um processo de conversa de ensino superior estrangeiro, para alinhar todos os processos da sua viagem. Também terá que assinar um termo de adesão junto à coordenação de Relações Internacionais, para poder aproveitar as disciplinas quando terminar sua mobilidade. Após isso, também terão reuniões com os aprovados sobre o funcionamento da mobilidade, para que todos possam se preparar para o processo”, afirmou Caio.

Em razão da pandemia de covid-19, durante os dois últimos anos as mobilidades acadêmicas aconteceram virtualmente. Com isso, os alunos que se inscreveram e foram aprovados puderam acompanhar as aulas da Unit e cursar as disciplinas da universidade de destino em paralelo, sem necessidade de trancamento das disciplinas na instituição de origem.

As perspectivas para o ano que vem são planejar e prospectar o retorno dos programas de forma presencial, mantendo contato com as universidades parceiras, para que as mobilidades aconteçam de maneira segura para todos os alunos que quiserem participar.

 

Leia mais:

Mobilidade acadêmica: conquiste a experiência que você tanto sonhava

Mobilidade Acadêmica amplia possibilidades de estudantes internacionais

 

Compartilhe: