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Semana de gastronomia valoriza empreendedores sergipanos

Universidade Tiradentes reuniu egressos da área para contar suas experiências de sucesso para colegas e alunos do curso na 10ª semana de Gastronomia

às 23h04
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Em tempos de crise, ser criativo e empreendedor é quase receita para se manter no mercado de trabalho ou conseguir espaço nele. Como cada receita é individual, a coordenação do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes reuniu egressos da área para contar suas experiências de sucesso para colegas e alunos do curso na 10ª semana de Gastronomia.

A coordenadora do curso, Kátia Souza, informou que o diferencial desta edição é o foco no empreendedorismo. “O empreendedorismo é uma preocupação da Instituição e buscamos fomentar nos alunos por meio de eventos como esse. Estamos em crise e sempre digo que crise só tem quem não tem percepção de mercado. Trazemos nas disciplinas a importância de eles serem empreendedores”, disse, destacando a atuação de egressos que hoje abrem oportunidades de estágio e de emprego para colegas.

“O diferencial da 10ª edição é que ao invés de buscar chefes de fora, buscamos alunos da casa, egressos que fazem sucesso, que empregam nossos alunos e que têm um diferencial na atividade desenvolvida. Estamos com 240 inscritos e toda divulgação foi feita pelos alunos e pelos professores. Tivemos um engajamento maior.  Os alunos entenderam que precisam valorizar os profissionais locais. O mercado não quer o cozinheiro mais, quer o colaborador que seja completo, que seja gestor”.

A programação contou com palestras dos chefes e egressos da Unit Tássia Fontes, Joelane do Bubalinos, Ítalo Bruno do Bbburguer, do mestre cervejeiro Eder Menezes entre outros profissionais conceituados no mercado sergipano.

Gastróloga e nutricionista formada pela Unit, Tássia Fontes apresentou sua empresa de alimentos saudáveis e relatou sua experiência como empreendedora. “É super gratificante voltar para a universidade para contar minha experiência. Tem muita gente que não quer trabalhar para alguém, mas para si próprio e tendo uma base é muito importante. Desde o colégio eu vendia coisas e sempre tive esse feeling para vendas. Estou no mercado há seis anos com a Nutrimia, especializada em produtos saudáveis, e não me arrependo”.

Professora do curso de Gastronomia e uma das organizadoras do evento, Thaís Ribeiro destacou que o mercado de trabalho atual exige pro atividade. “Os empresários hoje estão saindo da zona de conforto e é isso que buscamos para nossos alunos. Existe crise, mas temos que ter ideias para atravessá-la. Quisemos mostrar para eles, valorizando nosso egresso, a coragem de encarar o mercado profissionalmente. Temos cases de sucesso que precisam ser divulgados. Não formamos chefe de cozinha, formamos gestores”.

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