ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana de Pesquisa e Extensão debate os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os dois maiores eventos acadêmicos da Unit acontecem de 16 a 18 de novembro de forma inovadora e totalmente on-line.

às 14h30
Compartilhe:

O tripé Ensino, Pesquisa e Extensão está sempre presente na Universidade Tiradentes. E, de uma forma inovadora e totalmente on-line, a Unit une os dois maiores eventos acadêmicos da instituição de ensino: a 22ª edição da Semana de Pesquisa – Sempesq – e 14ª edição da Semana de Extensão – Semex. 

A iniciativa, que debate a temática geral “Os ODS como promotores de Transformações Sociais e Científicas: visão global e ação local”, tem como objetivo contribuir com a divulgação científica das pesquisas realizadas na Unit, assim como nas instituições parceiras envolvidas, além de apresentar os resultados das ações de extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica para a sociedade sergipana.

Na programação, palestras, minicursos, mesas redondas e fóruns que trazem discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Durante os três dias de evento, são divulgados os programas, os projetos permanentes e as ações de extensão a partir dos trabalhos realizados por discentes de graduação e pós-graduação da Unit, além dos Seminários de Iniciação Científica, em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação envolvendo os alunos bolsistas CNPq, FAPITEC/SE e Unit/SE.

Na solenidade de abertura, realizada na última segunda-feira, dia 16, o professor Jouberto Uchôa de Mendonça deu as boas-vindas aos participantes. “Nós assumimos o compromisso de fornecer o melhor para que vocês realizem os seus sonhos em sua missão universitária”, declara. 

O vice-presidente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Têmisson José dos Santos, falou sobre a importância do evento. “Este é momento ímpar e propício para unir as forças e especialmente discutir um tema tão atual. Tenho a certeza que será uma semana muito rica que trará uma contribuição muito importante, pois esses encontros conseguem conectar com a realidade e é de valor muito relevante para a formação”, salienta. 

“Quero destacar o papel que o Grupo Tiradentes e todas as suas instituições têm buscado no sentido de atingir um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é a educação de qualidade. É uma marca da Unit. Para celebrar essa educação de qualidade, tivemos publicada, no Diário Oficial da União, a autorização do primeiro doutorado em Direito em Sergipe. A Universidade de Tiradentes, com pioneirismo e inovação, amplia o leque de possibilidades de formação e de pesquisa no estado”, enfatiza o professor Saumíneo Nascimento, vice-presidente de Relações Institucionais do GT. 

“É com muita alegria que estamos reunidos hoje para juntos iniciarmos mais uma edição desses dois grandiosos eventos que são realizados anualmente e que têm como objetivo fomentar a discussão social sobre a importância da prática extensionista, da ciência e tecnologia como promotora da transformação social, reafirmando assim, o papel da Universidade de Tiradentes como entidade inspiradora da ampliação de horizontes, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, frisa Dr. Diego Menezes, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit e presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. 

“A semana de Pesquisa e Extensão da Unit conta com mais de 30 palestrantes, inclusive de outros países, como México, Espanha, Itália, Chile, Portugal. Além disso, temos mais de 700 trabalhos acadêmicos inscritos e, para esta cerimônia de abertura, mais de dois mil inscritos, uma prova de que estamos amplamente conectados, mesmo diante de um isolamento social”, acrescenta. 

Além dos gestores, também participaram da cerimônia de abertura, o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, doutor José Augusto Carvalho, o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor José Ricardo de Santana, o presidente da Academia Sergipana de Educação, Jorge Carvalho, a vice-reitora interina, professora Arleide Barreto, o pró-reitor Administrativo e Financeiro, professor Francisco Almeida, a representante do ITP, Alene Vanessa, e os coordenadores de pesquisa e extensão, respectivamente, professora Adriana Karla e professor Geraldo Calazans.

Compartilhe: