‘Saúde e Psicologia: possibilidades de atuação’ é tema da décima quarta edição da Semana de Psicologia que acontece até a próxima sexta-feira, 10 de maio, no Campus Farolândia. Na palestra de abertura da programação, realizada na noite dessa quinta-feira, 8, dezenas de acadêmicos e profissionais da Psicologia discutiram os aspectos psicológicos em cuidados paliativos. Mediada pela psicóloga Fernanda Rizzo di Lione, a especialista em Psicologia da Saúde pontua a importância dos cuidados paliativos, desde o diagnóstico, para todos os pacientes portadores de doenças potencialmente fatais.
“Os cuidados paliativos é uma filosofia. Começou com uma parte da medicina e hoje abrange todos os profissionais na área da saúde. Entendemos que os cuidados paliativos são para todos os pacientes portadores de doenças potencialmente fatais desde o diagnóstico, onde olharemos a vida em uma esfera mais ampla. É um trabalho interdisciplinar”, afirma Fernanda di Lione.

Fernanda di Lione: “Entendemos que os cuidados paliativos são para todos os pacientes portadores de doenças potencialmente fatais desde o diagnóstico, onde olharemos a vida em uma esfera mais ampla”
Segundo a psicóloga, este tipo de atuação difere um pouco das técnicas tradicionais de tratamento. “Nós fugimos um pouco do que a técnica está cobrando, que olha a doença, sintomas e o problema. Nos cuidados paliativos olhamos a pessoa como um todo, onde trabalhamos a busca do sentido, qualidade de vida, valor e significado da vida. Não brigaremos com o ‘sintoma’, mas olhamos a situação do paciente no contexto”, acrescenta Lione também responsável pela palestra ‘O adoecimento infantil e o impacto psicológico da hospitalização’.
A décima quarta Semana de Psicologia faz parte do calendário oficial do curso e propõe um trabalho de atualização de estudantes e profissionais com temas modernos e divulgação de novas pesquisas. Segundo o coordenador do curso Alexandre Raad, o evento é um momento para divulgar novas tecnologias e os diversos campos da profissão. “A Semana atualiza estudantes e profissionais com temas modernos, novas pesquisas. Também mostramos os diversos campos da Psicologia e que a psicologia da saúde opera em vários lugares como escola, empresa, clínicas e hospitais”, explica o coordenador.
Luis Marcos Marques e Raiane Pereira Nunes estão no 2º período do curso e entendem a prática como essencial para a formação acadêmica. “Além da interação entre alunos, professores e profissionais da área esperamos aprender bastante a saúde no contexto da Psicologia através dos vários assuntos e atividades de extensão”, observa Raiane.
Fotos: Marcelo Freitas