ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana de Responsabilidade Social e Segurança no Trabalho

De 17 a 22 de setembro, a Unit realiza palestra e ações voltadas para toda a comunidade

às 14h44
Compartilhe:

Com o tema “Inspirar o mundo é botar em prática o que temos de melhor”, a Universidade Tiradentes realiza a Semana de Responsabilidade Social e Segurança no Trabalho. Como novidade para esta edição, a instituição de ensino, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ampliou as ações desenvolvidas para a comunidade acadêmica e outros serviços para a população.

A iniciativa, coordenada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina no Trabalho – SESMT – e pelo Programa Conduta Consciente da Unit, visa conscientizar os colaboradores sobre melhoria na saúde, segurança no trabalho e um foco maior na prevenção de acidentes. Além disso, neste ano propõe o envolvimento em ações sociais. 

“Estamos envolvendo saúde, educação, cultura e meio ambiente e trazendo palestras, apoio em abertura de eventos, englobando ações que possam somar e fazer com que a comunidade acadêmica e o público externo possam envolver”, comenta a coordenadora do Programa Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues.

“Acredito que é muito importante fazer com que todos comecem a pensar no outro. A responsabilidade social começa dentro da gente”, acrescenta Luciana.

A Semana de Responsabilidade Social e Segurança no Trabalho envolve as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Sipat. “Esta é uma forma encontrada de promovermos atividades visando ao bem-estar físico e psicológico do colaborador, demonstrando a sua importância para a instituição. É importante mantermos um ambiente laboral saudável”, declara a técnica em Segurança do Trabalho Elaine Mota Ferreira.

 

Programação

Durante a abertura do evento foi realizado um aulão com apoio dos acadêmicos do curso de Educação Física da Unit. Exames de prevenção do câncer do colo do útero e da mama, teste rápido de HIV, distribuição de preservativos, avaliação de pressão arterial e glicemia foram realizados durante programação. As ações foram desenvolvidas em parceria com o curso de Enfermagem da Unit.

Seguindo a programação, acontece hoje no minishopping do Campus Aracaju Farolândia, das 14h às 16h30, palestra com a Dra. Déborah Pimental com o tema “Sinais de depressão e prevenção de suicídio” e, no Bloco C, sala 17, palestra educativa sobre doenças ocupacionais, técnicas de relaxamento e orientação postural com o apoio do curso de Fisioterapia da Unit. Já amanhã, das 9 às 11h, haverá um momento voltado para beleza com automaquiagem, estética facial e massagem, no Bloco C, salas 1 e 19, com a colaboração do curso de Estética e Cosmética da Unit. 

A Semana de Responsabilidade Social e Segurança no Trabalho faz parte da iniciativa organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), entidade que representa as maiores instituições de ensino superior privadas. A programação será finalizada no próximo dia 22, das 8h às 12h, com o Dia da Livre Iniciativa.

Compartilhe: