ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana do cérebro

Inserido na programação nacional, curso de Psicologia da Unit realizou a exposição “Admirável cérebro novo” no Shopping Riomar

às 11h09
A mostra “Admirável cérebro novo” deu aos visitantes do Shopping Riomar a possibilidade de conferir de perto o órgão mais complexo do ser humano. Durante dois dias, o curso de Psicologia da Universidade Tiradentes realizou uma exposição educativa em alusão à sétima edição da Semana Nacional do Cérebro.
Compartilhe:

O evento teve como objetivo divulgar os avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovido em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – SBNeC. Esta é a primeira vez que a universidade leva a ação para um espaço público com exposição de peças anatômicas do nosso sistema nervoso, como encéfalo, medula, meninges, nervos, entre outras.

“Estar inserida em ações como esta é de grande relevância para os nossos estudantes. Trazer para um espaço como um shopping, por exemplo, faz com que integre os alunos e comunidade por meio da transmissão do conhecimento”, declara a coordenadora do curso de Psicologia, professora Dra. Angélica Piovesan.

De acordo com a responsável pelo evento, professora Dra. Camila Vorkapic, a cada ano são debatidos temas relevantes da área, proporcionando uma troca de aprendizados entre os estudantes.  

“Com essas atividades, nós possibilitamos aos alunos do curso o desenvolvimento de suas habilidades e também colocar em prática os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica”, observa a docente.

“Esse tipo de dinâmica auxilia muito o aluno, pois nos fornece a possibilidade de conversar com o público sobre esse paradigma que ainda é o cérebro”, garante a estudante do 9º período do curso de psicologia Yzabelle Karolinne.

 

 Sobre o evento

A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações unem-se durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos das neurociências e incluem desde visitas guiadas a laboratórios, palestras, minicursos, oficinas, exibição de filmes e documentários comentados por neurocientistas a exposições e brincadeiras interativas sobre o cérebro, a mente, ilusões, doenças. 

“Tudo sobre o corpo humano atrai a curiosidade do público, já que não é todo dia que podemos ver de perto as partes reais do corpo, principalmente o cérebro que é o principal mecanismo do nosso corpo”, comenta o professor de Educação Física Eduardo Oliveira durante visita à exposição.

A intenção do evento é consolidar-se também como uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo.

Compartilhe: