ESTUDE NA UNIT
MENU

Semanas de extensão e pesquisa envolvem alunos e projetos

Toda a comunidade acadêmica pode participar dos eventos de Extensão e Pesquisa, organizados de acordo com o calendário de cada unidade.

às 15h58
Compartilhe:

Múltiplos campos dos saberes e olhares se voltam para os campi do Grupo Tiradentes durante a realização das Semanas de Extensão e de Pesquisa (Semex/Sempesq), quando os resultados da produção científica ou atividades extensionistas são apresentados. Os eventos, realizados anualmente, traduzem o compromisso da comunidade acadêmica Tiradentes com os diversos setores da sociedade e dos movimentos sociais, proporcionando troca e socialização de saberes por meio da articulação com o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Além do debate e da troca de experiências entre discentes, docentes, pesquisadores e extensionistas da comunidade universitária, o congresso visa desenvolver a igualdade de oportunidades, e estimular o exercício da autonomia e da cidadania. “A Semex reúne todas as atividades, projetos e ações extensionistas produzidos pelos discentes, docentes e membros de diversas comunidades e ainda realiza redes de conversa com apresentação de trabalhos, mesas-redondas, exposição de produtos de extensão, palestras, convidados especiais e atrações culturais”, explica o coordenador de Extensão do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), Vitor Carnaúba. 

A cada ano, o evento conta com palestras, mesas redondas, webinários, rodas de conversa, apresentações artísticas e de documentários, discutindo e aprofundando temas que abrangem todas as dimensões da extensão, como responsabilidade social, meio ambiente, arte e cultura, inovação e tecnologia, esportes e saúde e qualidade de vida. Todos os alunos do Grupo poderão ter acesso, inclusive os dos polos de Educação à Distância (EaD).

Cada evento tem uma participação média de cerca de 4 mil alunos entre espectadores e autores de trabalhos inscritos, o que inclui estudantes do ensino médio e de outras faculdades e universidades. “Esse é o papel da Universidade Tiradentes como entidade fomentadora do conhecimento que inspira os alunos a ampliarem os horizontes através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, define o coordenador de Extensão da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), Geraldo Calazans.

As Semexs e Sempesqs são organizadas individualmente por cada instituição de ensino do Grupo Tiradentes, seguindo um cronograma próprio. Na Unit Sergipe, a Semex e a Sempesq serão realizadas conjuntamente e virtualmente pelo segundo ano consecutivo, no mês de novembro. “Ele promoverá a realização de várias rodas de discussão em que todos os projetos em desenvolvimento na instituição apresentam o que foi feito durante o ano, neste caso, 2021″, relatou Geraldo. 

Na Unit Alagoas, a Semex 2021 aconteceu entre 25 e 27 de maio, também virtualmente, com a apresentação de mais de 60 projetos de todo o estado e abordando o tema ‘A pandemia da Covid-19 e seus impactos na sociedade’. Já a Sempesq 2021 será entre os dias 08 a 12 de novembro, igualmente on-line e tendo como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A apresentação de propostas está aberta até o dia 28 de setembro. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: