ESTUDE NA UNIT
MENU

Seminário Internacional Diálogo entre Juízes

O evento iniciado nessa quinta, 4, segue até amanhã, sábado, 6, na sala 9, do bloco D do Campus Aracaju Farolândia da Unit

às 15h17
A Universidade Tiradentes, por meio do Mestrado em Direitos Humanos da instituição de ensino, realiza 3º Seminário Internacional Diálogo entre Juízes: Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável.
O registro da presença da conferencista durante o evento
A participação efetiva do público
A professora Liziane e a convidada, professora Jamile Mata Diz
Compartilhe:

O evento tem como objetivo analisar o caráter eminentemente dialógico do Direito e como ele ocorre na esfera do judiciário, influenciando, por vezes, até mesmo alterações nas instituições que lidam com a Justiça.

Professora da UFMG e palestrante de abertura da programação que reúne mestrandos e acadêmicos de Direito Jamile Bergamaschine Mata Diz trouxe à academia o tema Interface entre o desenvolvimento sustentável e a atuação dos processos de integração. “Considero importante abordar a questão do tratamento normativo em relação ao meio ambiente no Mercosul, enquanto que o professor Roberto Caldas que me acompanha na mesa de hoje trabalha com a questão da governança do desenvolvimento sustentável na união europeia”, explicou a convidada que atualmente desenvolve o projeto intitulado Cátedra e Hegemonia de Direito onde trabalha com questões relativas à citada união.

A coordenadora do Mestrado em Direitos Humanos da Unit, professora Liziane Paixão revela que a atual edição do Diálogo entre juízes trabalha temas voltados a decisões que envolvem Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. “O nosso propósito é observar como as cortes internacionais e nacionais vem trabalhando essa integração que representa, na verdade, uma troca de decisões entre as cortes”, explica a docente.

“Esse é um evento significativo para a Unit porque ele se soma a UniCEUB e com o Mackenzie para a realização da sua terceira edição, cada uma delas acontecendo em uma das instituições participantes”, lembra o coordenador do curso de Direito, professor Eduardo Macedo.

O Seminário Internacional Diálogo entre Juízes é importante para o Estado de Sergipe por permitir o diálogo entre as instituições jurisdicionais e acadêmicas acerca dos diálogos realizados entre os tribunais e juízes estaduais com outros juízes nacionais e internacionais da para a proteção dos direitos humanos e do meio ambiente.

O Programa de pós-graduação em Direito da Universidade Tiradentes é o primeiro programa que trabalha com a temática dos Direitos Humanos no estado aproximando os discursos e ações do programa com os setores do judiciário e da sociedade civil organizada.

Confira aqui a programação.

Compartilhe: