ESTUDE NA UNIT
MENU

SEMPESq é vitrine para pesquisadores da Unit


às 19h15
Compartilhe:
Alunos visitam os estandes

Alunos visitam os estandes

Com o tema A Difusão da Ciência para a Cidadania, a Semana de Pesquisa da Unit destaca em uma semana, os resultados das pesquisas realizadas ao longo dos dois últimos semestres letivos

A Diretora de Pesquisa e Extensão, professora doutora Ester Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento reafirma que a importância primordial da Sempesq está no fato de que este é o momento de a instituição divulgar os resultados das pesquisas que a Universidade Tiradentes desenvolve.  “É um momento importante, onde recebemos os palestrantes e conferencistas do Brasil e do exterior, a exemplo do reitor e do pró-reitor de pós-graduação da Universidade de Aveiro, em Portugal”, ressalta Ester. Outro momento importante que ocorre durante esta semana e que foi aberto na tarde desta terça-feira, 29, nos estandes montados no minishopping do Campus Farolândia a feira científica, Neste espaço são divulgados resultados dos trabalhos, com destaque para três projetos de popularização da ciência, 21 projetos do Pibic Júnior que é desenvolvido com alunos do ensino médio, além da participação de empresas parceiras como a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Fapitec. Os estandes com os laboratórios da Unit apresentam as pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos semestres.

Pesquisadores falam sobre seus projetos

Pesquisadores falam sobre seus projetos

Por sua vez, a professora Andréa Versuti, responsável pela coordenação geral da Sempesq lembra que se trata de um evento consolidado no Estado de Sergipe. Para ela, a escolha do tema ‘A Difusão da Ciência para a Cidadania’ revela o momento de integração e de apresentação dos resultados de toda produção científica da universidade para a comunidade em geral. “É uma grande oportunidade das pessoas conhecerem o que é feito dentro dos nossos espaços, levando-se em conta que a diversidade de temas ofertados pela programação da Sempesq permite divulgar tudo o que é produzido no ambiente acadêmico”.

Para a professora Cristiane Souza Santana Lima, a intenção da Feira Científica é divulgar a pesquisa por conta de acreditar que ela representa uma classe não pertencente a certos grupos. “Nossa intenção é socializa-la levando-a para outros ambientes a fim de que todos conheçam o que é a pesquisa universitária e a iniciação científica através da apresentação de trabalhos realizados pelos alunos”, lembra a docente.

Durante a programação da 15ª Sempesq será feita a entrega do prêmio Jovem Pesquisador em sua segunda edição como reconhecimento e estímulo para que os alunos continuem desenvolvendo pesquisas e para aqueles que ainda não possuem bolsas de Iniciação Científica possam se sentir estimulados a ingressar nessa linha de estudo.

 

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: