ESTUDE NA UNIT
MENU

SEMPESq-SEMEX trará o tema Transversalidade da Ciência para Inovação Sustentável

Nesta edição, SEMPESq-SEMEX acontecerão de forma integrada e dará direito a certificação de 20 horas complementares.

às 17h10
Compartilhe:

Pelo segundo ano consecutivo, a Pesquisa e a Extensão da Universidade Tiradentes (Unit) estarão juntas promovendo a Semana de Pesquisa e Extensão (SEMPESq-SEMEX) 2021, no formato on-line, que ocorrerá nos dias 16 a 19 de novembro. A edição deste ano terá como eixo central a temática envolvendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tema Transversalidade da Ciência para Inovação Sustentável.

Segundo o coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans, muitos estudantes desconhecem que uma universidade desenvolve, além do ensino propriamente dito, a ciência e a extensão, formando o tripé universitário. Por meio da SEMPESq-SEMEX, os alunos conhecem todas as possibilidades que possuem dentro da universidade para o desenvolvimento das suas habilidades e iniciem a trajetória acadêmica e profissional.

“Primeiro eles conhecem o que está sendo feito e tentam despertar para que uma instituição de ensino superior não tem só ensino, eles podem também fazer pesquisa e extensão. Então, para o aluno é muito importante isso. E também é importante para que os outros alunos que estão fazendo pesquisa, que estão fazendo extensão, mostrem para os colegas universitários o trabalho que estão desenvolvendo”, disse o coordenador.

Programação

No evento, acontecerão palestras, minicursos, mesas redondas e fóruns de discussão com o objetivo de divulgar os projetos permanentes da Unit, as ações extensionistas e os trabalhos realizados por estudantes da graduação e pós-graduação da universidade. Durante a SEMPESq-SEMEX, também ocorrerão os seminários de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, com os alunos bolsistas do CNPq, Fapitec/SE e Unit.

Os certificados são de 20 horas pela participação das atividades abertas, além de 2 horas por cada minicurso. A programação completa está disponível no site.

Transversalidade da ciência

O tema que baseia a SEMPESq-SEMEX deste ano foi A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, utilizado na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu em outubro.

Diversas instituições públicas e privadas, governos e entidades internacionais consideram a transversalidade como uma estratégia para alcançar os desafios na atualidade, a exemplo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelece a Agenda 2030.

 

Leia também: Especialista destaca necessidade de políticas públicas relacionadas à moradia

Compartilhe: