ESTUDE NA UNIT
MENU

Sergipe ganha Departamento de Saúde Mental

Vinculado a Associação Brasileira de Enfermagem seção SE, departamento é o primeiro da região Nordeste

às 12h55
Compartilhe:

No último dia 09 de maio, Sergipe ganhou o Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, vinculado à Associação Brasileira de Enfermagem seção SE. A solenidade foi realizada no Auditório Padre Arnóbio, do Bloco D, Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, durante a realização do Congresso Internacional de Enfermagem.  

“A ABEn SE está lisonjeada com este momento porque foi um sonho nosso de implantar o departamento de Saúde Mental. Nós precisamos estar próximos pela necessidade que temos, a luta da saúde mental é muito grande”, declara a professora Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa, coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes e presidente da ABEn SE.

“Sergipe precisava de um departamento para discutir, refletir, melhorar e ajudar as políticas públicas e a atenção à saúde das pessoas que precisam desta atenção”, acrescenta.

A solenidade contou com a presença da diretora nacional da Comissão de Departamento de Saúde Mental da ABEn Nacional, a professora Elizabete Esperidião.

“É um prazer imenso estar implantando o departamento sergipano, de Saúde Mental. É o primeiro departamento do Nordeste. Precisamos cuidar da nossa saúde mental e também das pessoas, independente da área de atuação. A Saúde mental permeia toda e qualquer área das relações interpessoais”, comenta Elizabeth.  

Além de Sergipe, a ABEn conta com departamentos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e no Distrito Federal.

“Sergipe deu um passo importante para os avanços de enfermagem em Saúde Mental. Sem dúvida, este departamento será um espaço para o fomento para o ensino e pesquisa”, finaliza Conrado Marques, tutor do núcleo da residência multiprofissional de saúde mental e docente da Unit.

Compartilhe: