Uma campanha desenvolvida pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, visa conscientizar e prevenir o suicídio no país. O Setembro Amarelo é uma campanha nacional trazida para o Brasil em 2014 e que tem como data símbolo o dia 10, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Os números são de alerta. Para se ter uma ideia, dados da Organização Mundial de Saúde – OMS – revelam que, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já, quando os números se referem às tentativas, a cada três segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida.
“É importante entender que o suicídio é um problema que afeta o coletivo. Acontece um mal-estar imediato quando alguém ouve que outra pessoa tirou a própria vida. A campanha fala de dores, comportamentos, ações positivas e tratamentos que são capazes de retirar o sujeito e/ou a família da paralisação que muitos transtornos provocam em seus comportamentos e levá-los a descobrir possibilidades e ressignificações diante do conflito sofrido”, declara a psicóloga e coordenadora da clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes, Jacqueline Caldeira.
No Brasil, o número já ultrapassa 12 mil casos, mas com a subnotificação, este dado pode ser ainda maior. A maior incidência está relacionada a transtornos mentais, como a depressão e a saúde mental.
“A campanha do Setembro Amarelo precisa ter um caráter preventivo, educativo e acima de tudo de cuidado e respeito às pessoas, aos parentes e amigos que estão vivenciando esse tipo de conflito. Além disso, devem buscar por informações e procedimentos para ter mais saúde mental e consequentemente qualidade de vida”, enfatiza Jacqueline.
“A clínica da Unit prioriza a campanha do Setembro Amarelo pela representação que ela possui e diante do que realizamos o ano inteiro. A clínica recebe diariamente pessoas que buscam ajuda nos momentos mais difíceis de suas vidas, com diversos transtornos que, se não forem cuidados, podem evoluir para uma ideação suicida e/ou tentativas de suicídio”, acrescenta.
Para acolher as pessoas em situações emergenciais, a Clínica de Psicologia da Unit realiza, neste mês de setembro, o plantão psicológico. Para agendar, os interessados devem entrar em contato, em horário comercial, pelo telefone (79) 981079590.
Clínica de Psicologia
Durante o período da pandemia do novo coronavírus, a Clínica de Psicologia da Unit realiza os atendimentos na modalidade on-line, de segunda a sábado, das 7h às 21h. As consultas são feitas pelos estagiários do último período do curso, sob a supervisão dos preceptores-supervisores. Entre os serviços disponibilizados, estão a psicoterapia de grupo, casal e plantão psicológico.
“A adesão à psicoterapia é um recurso de muito valor para o reconhecimento das emoções. Mas não só isso, o processo psicoterápico pode promover uma organização de sentimentos, desejos e habilidades em prol de favorecer o amadurecimento do paciente diante do cenário atual, da sua infância e dos projetos futuros também”, salienta a psicóloga.
“Cuidar da saúde mental no momento presente é a garantia de um futuro mais tranquilo, sem ansiedade e saudável diante das dificuldades da vida”, complementa.
Núcleo de Apoio Psicossocial
Além da Clínica de Psicologia, a Unit também disponibiliza, para acadêmicos e colaboradores, atendimentos no Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – NAPPS. “Estamos em meio a uma campanha para a valorização da vida e, neste período de pandemia, precisamos nos atentar a muitos fatores. Não apenas a questão do isolamento social, mas as consequências causadas pelo momento delicado. Muitas ocasiões podem levar a uma situação de crise muito grande, e as pessoas podem não conseguir lidar com as suas emoções”, observa a assistente social e coordenadora do NAPPS, professora Kátia Araújo.
“A própria convivência familiar, causada por este novo cotidiano, é um exemplo. O que antes não percebiam suas divergências, agora começam a ser observadas e vivenciadas. Já os conflitos anteriores se agravam ainda mais. A busca por apoio profissional é muito importante”, ressalta.
O NAPPS conta com profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Psicopedagogia. “O primeiro contato de triagem e acolhimento é realizado pela assistente social e depois encaminhado para os profissionais. Com a virtualização dos atendimentos neste período, estamos atendendo de segunda a sexta nos três turnos. Em casos específicos, quando um familiar também está envolvido com a situação, também realizamos o acolhimento e posterior encaminhamento”, destaca Kátia.
É necessário realizar o agendamento por meio do telefone (79) 9 9899 7192 ou pelo e-mail katia@email.unit.br.
Programação do Setembro Amarelo:
- Dia 18 de setembro, às 19h, live do NAPPS com a temática “O que é necessário para aproveitar as aulas virtuais”.
- Dia 19 de setembro, das 10 às 12h – roda de conversa on-line com a temática do Setembro Amarelo. O encontro contará com a participação de todos os psicólogos (supervisores) da Clínica de Psicologia e três convidados especiais, o psiquiatra e professor Dr. Cesar Santiago; a psicóloga Emília Boto e o psicólogo e professor Guilherme Caldeira. Mediação da professora Jacqueline Caldeira.
- Dia 25 de setembro, às 15 horas – evento dedicado aos pacientes da Clínica de Psicologia da Unit com a temática “Saúde Mental e os aspectos sociais”. O encontro será mediado pelo Núcleo Psicossocial da Clínica de Psicologia da Unit, formado pela preceptora e psicóloga técnica Jamille Figueiredo, pela assistente social Jacqueline Xavier e respectivos alunos dos estágios básicos. Os interessados pela programação poderão entrar em contato pelo e-mail clinicapsidaunit@gmail.com para solicitar o link de inscrição.
Com informações da Associação Brasileira de Psiquiatria.