ESTUDE NA UNIT
MENU

Simpósio Nacional de Bioprocessos é encerrado com sucesso

Universidade Tiradentes sedia durante três dias consecutivos o maior evento de pesquisa na área da Engenharia de Processos

às 21h17
Considerado como um dos principais eventos do gênero no Brasil, o Simpósio de Bioprocessos chega ao seu final atendendo as expectativas dos seus participantes.
O doutor Álvaro Lima à frente dos trabalhos
O doutor Álvaro Lima à frente dos trabalhos
O doutorando Kelvys Vieira Campos, de camisa branca, no momento que recebe o prêmio
Professor Sílvio Silvério da Silva do Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena
Professor Arnaldo Márcio Ramalho Prata
Compartilhe:

Microbial Cells as Biofactories uma nova geração de processos e produtos sustentáveis é uma das quatro plenárias apresentadas na tarde desta quarta-feira, 6, quando do encerramento do 21º Simpósio Nacional de Bioprocessos (Sinaferm) e do 12º Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (Sheb).  O evento reúne nos auditórios do Campus Farolândia pesquisadores de diversos estados brasileiros e cientistas internacionais.

Apresentada pelo professor Sílvio Silvério da Silva do Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo –, a plenária aborda uma análise e discussão sobre a utilização da biomassa como recurso alternativo de sustentabilidade.

No Auditório Padre Melo, o professor Arnaldo Márcio Ramalho Prata, também da Universidade de São Paulo – unidade de Lorena – discorreu sobre a instrumentação e controle do bioprocesso. “Falo sobre o controle de temperatura num biorreator de vidro”. O tema faz parte da linha de pesquisa do doutor Arnaldo.

Outro momento ímpar registrado durante a tarde de encerramento dos eventos 21º Simpósio Nacional de Bioprocessos (Sinaferm) e 12º Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (Sheb) é a presença do doutor Jean Marc Nicaud da Universidade do Chile. Sua plenária revela para os pesquisadores o tema The rational purification of proteins: proteomics, expert systems, modelling, process conditions and optimization (A purificação racional de proteínas: proteômica, sistemas experientes, modelagem, condições de processo e otimização).

A pós-doutoranda e pesquisadora de Engenharia em Bioprocessos Isadora Monteiro Andrade Barreto se sente motivada com a realização do Simpósio. Envolvida com a organização do evento, ela diz estar surpresa com a estrutura que foi montada e satisfeita com a impressão que os visitantes levam daqui. “Estou há sete meses desenvolvendo pesquisa aqui na Unit e trabalho com o professor Álvaro Silva Lima. Percebo que as pessoas acostumadas a frequentar esse tipo de evento estão muito satisfeitas”, confessa.

“A programação contempla várias plenárias, cada uma contendo palestra de pesquisadores indicados pela comunidade científica brasileira como expoentes da área”, explica o coordenador geral do evento, professor Álvaro da Silva Lima. O docente evidencia outro ponto alto da programação que é a apresentação dos trabalhos eleitos pela comunidade científica como os melhores. “Completamos 58 trabalhos orais, 12 conferências, além da conferência de abertura”, salienta o coordenador. Ele faz um balanço bastante positivo e registra a participação de 530 pesquisadores durante toda a programação, uma feira de equipamentos dos patrocinadores e a parte social com interação entre as centenas de inscritos.

Outro ponto alto durante a programação registra o lançamento do livro “Extração e subtração de biomoléculas”, cujos editores são os professores Álvaro da Silva Lima e César Costa Pinto. A obra comercializada entre os cientistas contém nove capítulos com 57 pesquisadores de 17 instituições, sendo duas destas internacionais.

Durante a solenidade de encerramento o professor Álvaro da Silva Lima e sua equipe fez a premiação aos melhores trabalhos apresentados e agradeceu a participação dos cientistas de pesquisadores que se deslocaram dos seus Estados e até de outros países para abrilhantar o evento.

Dentre os premiados, destaque para o doutorando da Unit em Engenharia de Processos Kelvys Vieira Campos. Ele é egresso da IES desde a graduação em Engenharia Ambiental, seguido do mestrado em Engenharia de Processos. Sua apresentação foi de um pôster onde destaca a recuperação do betacaroteno de matrizes vegetais através de um estudo modelo feito com a resina. “Trata-se de um pró-vitamínico A e é importante fazer o seu isolamento das matrizes vegetais para que possa ser utilizado em fármacos e demais medicamentos”, explica o estudioso.

“Os participantes do 21º Simpósio Nacional de Bioprocessos (Sinaferm) e o 12º Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (Sheb) levam a certeza de que somos uma instituição muito comprometida com a ciência e em organizar da melhor forma possível um evento”, conclui o professor doutor Álvaro.

Compartilhe: