V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Simpósio Regional de Saúde e Ambiente começa nesta segunda, 18

Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Unit acontecerá entre os dias 18 e 21 de novembro com participação de pesquisadores internacionais renomados

às 11h41
Compartilhe:
Evento começa nesta segunda-feira, 18 de novembro

Evento começa nesta segunda-feira, 18 de novembro

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Universidade Tiradentes realiza até quinta-feira, 21 de novembro, o I Simpósio Interdisciplinar Regional de Saúde e Ambiente (Sirsa). O evento tem início hoje, 18 de novembro, e reunirá pesquisadores, gestores, docentes, estudantes de graduação, pós-graduação e demais profissionais da área para refletirem sobre questões relacionados à Saúde e Ambiente especificamente no Nordeste brasileiro.

“O Simpósio configura-se no fruto de amadurecimento de sete anos de funcionamento do PSA. O Programa tem esse foco na formação de recursos humanos em estratégias interdisciplinares. Entendemos que a transformação social perpassa a qualificação formal de um indivíduo, mas também no desenvolvimento de estratégias e capacidades de ele dirimir seus problemas de forma integrativa e resolutiva”, explica a coordenadora do PSA e coordenadora-geral do Sirsa, professora Dr.ª Claudia Moura de Melo.

Dentre as participações no Simpósio destaque para a coordenadora Adjunta da Área Interdisciplinar – Saúde e Biológicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dr.ª Adelaide Faljoni-Alario; da Diretora da Área de Saúde e Pesquisa da Universidad Intercontinental – UIC – México, Dr.ª Gabriela Martinez Iturribarría; da pesquisadora da Universidade Autónoma Metropolitana do México, Dr.ª Margarita Castilejos Salazar; da pós-doc Havard/Massachusetts Institute of Technology-MIT, Dr.ª Juliana Cordeiro Cardoso; além de gestores das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde do Estado.

“Queremos fortalecer esse espaço de discussão regional de espaço de Saúde e Ambiente. Promover a junção de expertises de diferentes áreas de conhecimento com enfoque na transformação social, analisar questões de biodiversidade, de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e indicadores de saúde. Queremos disseminar, trocar experiências e difundir os conhecimentos que foram gerados aqui e também oriundos de outros pesquisadores”, ressalta a Dr.ª Claudia Melo.

Na programação do Simpósio, Saúde Urbana e Cidades Saudáveis; Residência Multiprofissional e o Plano de Saúde; e As novas perspectivas na pesquisa e na formação de recursos humanos na área interdisciplinar: interface Saúde e Ambiente são algumas das temáticas que nortearão as discussões. “Esta mesa redonda, por exemplo, tem o intuito de discutir as ações e reflexos desses estudos interdisciplinares já a níveis de ensinos básico e fundamental. Entendemos que precisamos disseminar esses conhecimentos para os níveis básicos da educação, para no futuro gerarmos uma sociedade consciente, com atitudes mais saudáveis e de respeito ao meio ambiente”, destaca a docente.

Para mais informações acesse o site do Sirsa.

Compartilhe: