ESTUDE NA UNIT
MENU

Aracaju sedia XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos

Maior evento nacional da área reúne pesquisadores e estudantes de todo o mundo

às 15h10
Foi aberto oficialmente na noite do último domingo, 03, o XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos – Sinaferm – e o XII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas – SHEB. A cerimônia foi realizada no Clube do Banese e reuniu pesquisadores e estudantes da área de todo o mundo.
Compartilhe:

Os eventos propiciam a apresentação e discussão dos últimos avanços em pesquisas realizadas nas universidades, institutos de pesquisa e empresas com palestrantes de Portugal, França, Alemanha, China, Suécia, Chile, e de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

“O valor da realização de eventos como este residem na reunião de profissionais de diferentes formações e troca de informações para o desenvolvimento da área. É uma oportunidade interessante para que a comunidade científica troque experiências, possa se atualizar, expor e discutir avanços e desenvolvimentos mais recentes”, declara a presidente da Associação Brasileira de Engenharia Química, Dra. Maria Cristina Silveira Nascimento

“O Sinaferm para a comissão certamente é um evento de grande importância. Assim como eu, iniciei como congressista e, desde então, faz parte de mim e dos meus colegas de profissão. Esta edição tem uma comissão bastante jovem e envolve as três importantes instituições de ensino do estado com uma grande vontade de inovar”, observa o presidente do presidente do XXI Sinaferm/ SHEB, Dr. Álvaro Silva Lima.

O Sinaferm/SHEB contribui também para divulgação dos avanços científicos e tecnológicos em Bioprocessos no país e no mundo, estimulando ainda o avanço da inovação em área estratégica do conhecimento. “Penso que este é um dos eventos que traz muitas discussões neste aspecto e espero que a gente consiga trazer alguns elementos para isso. Discussões bastante frutíferas e que a gente continue trilhando este caminho de importância e de valor para sociedade para o ramo da ciência, tecnologia e inovação”, frisa o diretor do CNPq, Dr. José Ricardo Santana.

Na abertura, o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, agradeceu a presença dos participantes. “Espero que vocês tirem o melhor proveito. A minha gratidão a todos. A Unit estará de braços abertos para recebê-los sempre. Espero que passem dias felizes aqui”, enfatiza.

A conferência de abertura ficou por conta do professor Dr. João Araújo Pereira Coutinho, da Universidade de Aveiro, com o tema “Extraction, fractionation and purificarion of biocompounds  with aqueous solution of ionic liquids”

 

Homenagens do Sinaferm

Durante a abertura do evento, foram realizadas homenagens a representantes que possuem importante papel dentro da Sinaferm e da Engenharia Química na área de Bioprocessos como a professora Gisella Zanin e a docente Maria Helena de Andrade Santana.

Compartilhe: