ESTUDE NA UNIT
MENU

Solidariedade e muito aprendizado

Campanha desenvolvida pelo curso de Farmácia incentiva a doação de sangue, medicamentos e gêneros alimentícios

às 12h56
Aliar o conhecimento com ações solidárias. Pelo terceiro ano consecutivo, o curso de Farmácia da Universidade Tiradentes promove a Gincana Pedagógica. Durante cinco dias, os estudantes de todos os períodos estão envolvidos em uma série de atividades que englobam desde a arrecadação de medicamentos e gêneros alimentícios quanto a doação de sangue.
Compartilhe:

“A campanha é um projeto de extensão e tem como objetivo incentivar a solidariedade, valorizar as apresentações artísticas e culturais, estimular a criatividade e testar os conhecimentos específicos dos acadêmicos. Tudo isso em uma grande ação de integração”, explica a professora Juliana Dantas, coordenadora do curso de Farmácia.

“O grande diferencial é que a gente trabalha com uso racional de medicamentos e incentiva a população a não acumular medicamentos em casa, em lugares que não são apropriados e o que fazer em relação àqueles que sobraram e não terão mais utilidade. Além disso, aborda com a população o descarte correto desses medicamentos. A campanha funciona como uma conscientização social”, acrescenta a docente.

Os medicamentos arrecadados são doados a instituições filantrópicas e hospitais públicos.

“Com a disseminação de informações, a gente também evita a automedicação porque com os medicamentos armazenados em casa, as pessoas sentem algum sintoma e tomam remédios. Vai na tentativa de uma melhora e pode acabar adquirindo uma intoxicação, reação alérgica, entre outras consequências mais graves”, alerta professora Juliana.

A grande novidade para esta edição foi a parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose – para a doação de sangue.

“É muito importante participar de uma iniciativa como esta que agrega mais conhecimento e também integra os estudantes. Além disso, a população passa a conhecer melhor o papel do farmacêutico”, comenta o estudante do 3º período do curso de Farmácia, Adler Santana.

A Gincana Pedagógica do curso de Farmácia teve início na manhã de ontem, 15, com a coleta de medicamentos e segue até o próximo sábado, dia 19, com as atividades culturais e pedagógicas.

Compartilhe: