ESTUDE NA UNIT
MENU

Soluções para tempos de crise no universo do microempreendedor

Microempreendedor: como superar o impacto da crise provocada pela disseminação do Coronavírus nesses dias em que é necessária a quarentena

às 20h01
José Walter e sua ótica de administrador
José Walter e sua ótica de administrador
O economista Josenito Oliveira
Compartilhe:

Primeiro e acima de tudo manter a calma! Essa é a regra básica para que o microempreendedor estabeleça critérios objetivos sobre como lidar com o problema apresentado em momentos como o que vivemos diante da pandemia do Coronavírus.

“Manter o controle, não entrar em pânico e realizar uma gestão contingencial, ou seja, de acordo com o que a situação pede é um princípio básico da Administração”, explica o profissional da área e professor José Walter Santos Filho.

Com a noção exata e a racionalidade necessárias para encarar o problema, a obtenção de bons resultados virá com o segundo momento que é saber quais ações podem ser praticadas dentro desse cenário de isolamento social, onde a redução da economia é fato.

De acordo com o que é apresentado em sala de aula, nos manuais de Administração e até mesmo com o que sugere as organizações de fomento como o Sebrae aos microempresários, três regas básicas devem integrar esse conjunto de medidas para a superação da crise, sugere o docente.

1 – Intensificação da presença digital. Use as tecnologias em seu favor e observe o comportamento das redes sociais, das plataformas de vendas sempre analisando de que forma elas podem ajudar a ampliar a receita.

2 – Utilização e ampliação do Home Office, onde o trabalho de casa permite reuniões com colaboradores e até mesmo com clientes. A medida reduz custos e estimula ao microempresário iniciar ou ainda incrementar o serviço de delivery. Se esse serviço ainda não é oferecido, essa é uma boa hora para a verificação da possibilidade de implantação que resultará no aumento dos canais de venda. Para quem já possui, é importante ampliar a sua divulgação.

3 – Por último e não menos importante, o micro empreendedor deve estar atento à redução de custos. Observar o que não agrega valor real para o cliente a fim de que o custo possa ser reduzido nesse momento de crise, sem perder a qualidade do serviço oferecido. Ao contrário, buscando sempre realizar a melhor oferta para fazer o diferencial competitivo.

“Também é indispensável que o microempreendedor negocie as dívidas com seus fornecedores e fracione as compras. Sem cair na tentação de comprar tudo de uma vez é possível diminuir investimentos e reduzir despesas”, alerta especialista.

Sob a ótica da economia, o professor Josenito Oliveira opina que uma das soluções para minimizar o impacto da crise que assola o país seria o governo federal adotar um pacote de medida específicas, entre elas, o prolongamento no pagamento das dívidas e no recolhimento dos impostos por, no mínimo 90 dias ou 120 dias.

Assim como o Administrador José Walter, o Economista acrescenta cinco dicas que visam minimizar a atual situação: previsão das despesas por um período mínimo de três meses identificando o tipo em que ela se enquadra; procurar negociar com os fornecedores as despesas que causam maior impacto no negócio; evitar despesas desnecessárias para o seu negócio; negociar as despesas bancárias e, por fim,  vislumbrar a possibilidade de realizar promoções utilizando excessivamente as redes sociais com a implantação ou incrementação do sistema delivery.  

Compartilhe: