ESTUDE NA UNIT
MENU

Sorrindo para a vida: atendidos pelo projeto comemoram Dia das Crianças

Desde 2016, o curso de Odontologia da Unit assiste gratuitamente crianças com microcefalia, prevenindo doenças bucais e levando mais qualidade de vida

às 14h26
Um momento para comemorar vitórias e levar muita alegria para as crianças atendidas pelo projeto “Sorrindo para a vida”. Na última sexta-feira, 26, pacientes e mães participaram de comemoração alusiva ao Dia das Crianças. A festividade foi realizada na Clínica de Bebês da Universidade Tiradentes.
Compartilhe:

Desde 2016, o projeto de extensão oferece gratuitamente atendimento odontológico a pacientes com microcefalia, de 0 a 3 anos, com foco na prevenção de doenças bucais e fornecimento de orientações para higienização da boca e dentes garantindo uma melhor qualidade de vida.

“Estou muito emocionada porque este momento me fez lembrar o primeiro dia do projeto e, hoje, é notório a evolução e desenvolvimento dessas crianças. Promover esses momentos de integração ajuda a fortalecer o vínculo que criamos com as famílias e faz com que elas sintam-se cada vez mais motivadas em cuidar da saúde dos seus filhos”, comenta odontopediatra e uma das responsáveis pelo projeto, professora Aline Soares.

“É muito gratificante verificar a adesão e como aproveitam essas oportunidades para tirar dúvidas e também sugerir convidados para que possam compartilhar novos conhecimentos. Com as nossas ações eles se sentem mais acolhidos e seguros. Se a prevenção está em dia certamente esta criança vai crescer saudável”, acrescenta.

Antes da programação lúdica, desenvolvida pelos estudantes do curso de Psicologia da Unit, para estimulação cognitiva e sensorial dos pacientes, a nutricionista Marcela Barbosa realizou uma roda de conversa com assuntos relacionados à alimentação saudável e orientações nutricionais.

“A nossa intenção é que essas crianças possuam uma alimentação cada vez mais saudável para o seu desenvolvimento. No caso desses pacientes com microcefalia observamos que são crianças que possuem uma demanda energética muito grande porque desenvolvem muitas atividades como a fisioterapia, por exemplo. Por isso, é fundamental um acompanhamento para o seu crescimento e desenvolvimento trazendo hábitos saudáveis”, salienta a nutricionista.

“É muito importante este momento para que eles possam socializar com outras crianças. Traz muita alegria para os nossos filhos e eles interagem bastante. Além de ser uma oportunidade de aprendermos. Nas oficinas, somos instruídas e levamos diversas atividades para fazermos em casa”, afirma Mônica Oliveira, mãe de Hugo Gabriel Cardoso, atendido há seis meses pelo projeto.

Para o acadêmico do 9º período do curso de Odontologia da Unit, Thiago Ferraz, é uma oportunidade de ter um outro olhar para o paciente. “Vivenciar esta parte social que a universidade fornece, ajudando o próximo, traz um ganho muito maior para os acadêmicos. É um momento de enxergar o paciente de outro modo, além da boca. É um cuidado muito maior, é muito gratificante”, declara.

Parceria

Para a festa do Dia das Crianças e em comemoração ao Dia do Dentista, dia 25 de outubro, o projeto contou com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia por meio da união do Projeto “Um sorriso do tamanho do Brasil”. A iniciativa, em parceria com a Colgate, forneceu kits de higiene bucal aos pacientes.

Atualmente, o projeto atende mais de 50 crianças de Sergipe, Bahia e Alagoas. O atendimento é gratuito e acontece na Clínica de Bebês localizada na Rua Siriri, nº 263, Centro.

Compartilhe: