ESTUDE NA UNIT
MENU

STF e democracia contemporânea é tema de aula inaugural

Aula inaugural foi ministrada pelo ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, que abordou a temática sob a perspectiva democrática e atual.

às 16h06
Aula inaugural do curso de Direito trouxe Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF
Aula inaugural do curso de Direito trouxe Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF
Durante aula inaugural, 2ª edição do prêmio Carlos Ayres Britto foi realizada
Compartilhe:

O curso de Direito da Universidade Tiradentes realizou na noite da última segunda-feira (09) a Aula Magna de abertura das atividades para o semestre 2021/2. A ocasião foi marcada pela palestra do professor, doutor e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto. A aula inaugural ocorreu de forma virtual, através do canal do Youtube da Unit

Com o tema “O Supremo Tribunal Federal e a Democracia na Contemporaneidade”, o ex-ministro do STF, ao longo da palestra, abordou a temática sob a perspectiva democrática e atual. Logo no início da sua fala, celebrou a participação mas também fez uma reflexão acerca do atual momento que o Brasil ainda enfrenta devido à pandemia do Covid-19. 

“Falo da minha extrema alegria e honra suprema de abrir o semestre de Direito da Universidade Tiradentes, nos seus diversos campi. Manifesto, também, o meu pesar e tristeza por essa época de pandemia que já vitimou, o modo letal mesmo, mais de 560 mil pessoas somente aqui no nosso país. Eu combino, portanto, a alegria de estar aqui, falando para a minha terra Sergipe, mais de perto para a minha terra natal, Propriá, permeadas, honra e alegria, desse sentimento profundo de pesar pela época tão triste da humanidade. Vou falar do Supremo Tribunal Federal de uma perspectiva democrática e temporalmente atual”, expressou o Dr. Carlos Ayres Britto.

O reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa, expôs, em sua mensagem na abertura da Aula Magna, sua gratidão pela participação do ex-ministro do STF, saudou os alunos dando-lhes as boas vindas e exaltou a comemoração dos 40 anos do curso de Direito da Unit. 

“A ocasião se torna ainda mais memorável por conta dos 40 anos deste curso de Direito. Ao longo de todos esses anos, desenvolvemos um trabalho de excelência, formando juristas de grande relevância no país e para o nosso estado. Nos sentimos muito honrados por termos sido escolhidos por cada um de vocês para realizar seus projetos de vida. Agradeço a honrosa participação do professor, doutor e ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, que abrilhantará nossa Aula Magna. Tal personalidade contribui imensamente para o progresso do nosso estado e país. É um grande orgulho dos que fazem a Universidade Tiradentes tê-lo entre nós”, frisou o professor Jouberto Uchôa. 

O coordenador de área do curso de Direito da Unit, Dr. Mário Fortes, também destacou a relevância da presença do ex-ministro do STF e sua contribuição em compartilhar o seu saber com os alunos. “A Universidade Tiradentes completou 40 anos do curso de Direito e vem sempre inovando e conquistando um espaço que dignifica o Estado de Sergipe no cenário nacional. Iniciar um semestre, ainda desafiador, como esse, não poderia ser feito de uma forma tão significativa como trazer para a aula inaugural uma grande personalidade jurídica. É uma honra termos a oportunidade de bebermos do saber do Dr. Carlos Ayres Britto. Obrigado a todos os envolvidos no projeto”, destacou.

 

Prêmio Carlos Ayres Britto

Na oportunidade, foi concedido o Prêmio Carlos Ayres Britto à aluna Ana Maria Menezes, do Campus Propriá. O prêmio foi criado pela coordenação do curso de Direito da Unit Propriá, com a finalidade de homenagear alunos que se destacam nas atividades acadêmicas. Devido à trajetória admirável do ex-ministro do STF, levando em consideração a naturalidade em Propriá, o prêmio foi denominado Carlos Ayres Britto. 

A aluna Ana Maria Menezes desenvolve, sob a orientação do professor Juan Francisco Espinoza Molina, uma pesquisa acerca da mineração em terras indígenas nos países Brasil, Bolívia e Equador. “Questões sociais sempre foram temas que me interessaram. O prêmio estimula os alunos a participarem mais das pesquisas. É algo realmente recompensador. Obrigada a todos”, declarou a aluna.

A aluna Ana Maria Menezes é a segunda a ganhar o prêmio. Na primeira edição, o contemplado foi o Thyerri José Cruz Silva. A coordenadora operacional do Campus Propriá, professora Samyle Oliveira recepcionou os alunos e exaltou a participação do ex-ministro do STF.

“É com muita alegria e felicidade que desejo boas vindas e um semestre repleto de ações positivas. Que possamos, juntos, vencer e administrar os desafios. Embora sejam difíceis, não são intransponíveis. Agradeço a honrosa presença do professor, doutor e ex-ministro do STF, também poeta sergipano, Carlos Ayres Britto”, revelou a professora Samyle Oliveira. 

A Aula Magna intitulada “O Supremo Tribunal Federal e a Democracia na Contemporaneidade” está disponível no canal do Youtube da Universidade Tiradentes e pode ser acessada a seguir:

 

Leia mais:

Legado de 40 anos do curso de Direito é destaque da Revista dos Advogados

Unit traz Carlos Ayres Britto para Aula Magna do curso de Direito

 

Compartilhe: