ESTUDE NA UNIT
MENU

Supervisão da Saudade é tema de confraternização na Clínica de Psicologia

Alunos, docentes e profissionais aproveitam momento para refletir as ações realizadas em 2013 e planejar novas atividades para o próximo ano

às 14h50
Compartilhe:
Confraternização com alunos e colaboradores de Psicologia

Confraternização com alunos e colaboradores de Psicologia

A Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes encerra as atividades do semestre letivo em grande estilo. Alunos, professores e colaboradores do curso realizaram nessa quinta-feira, 19 de dezembro, uma grande confraternização no espaço de convivência da clínica. Durante a comemoração, intitulada Supervisão da Saudade, eles aproveitaram a oportunidade para avaliar as ações realizadas durante 2013 e planejar as atividades do próximo ano.

A ideia do título do evento não foi aleatória. Através de um artigo da Universidade de São Paulo lido pelo grupo, os alunos concluintes desenvolveram atividades lúdicas como temas referentes aos trabalhos realizados na clínica. “A confraternização é uma forma de homenagear e significa fortalecer os laços da união que acontece durante a trajetória do curso entre alunos, professores e supervisores. Se conseguirmos transformar um evento como esse em uma tradição do curso, não tem como o aluno que está chegando não começar a vislumbrar o momento. Por passar por todas as etapas da clínica, de muita vivência e aprendizado”, avalia a coordenadora da clínica Jacqueline Maria Alves de Santana Caldeira.

Satya Prata e Clessia Mota acreditam que atividades na clínica aprimoram habilidades profissionais

Satya Prata e Clessia Mota acreditam que atividades na clínica aprimoram habilidades profissionais

A psicóloga da clínica, professora Tatiana Torres, acredita que as experiências dos estudantes no espaço favorecem para evolução em muitos aspectos. “A maturidade que eles adquirem aqui, por exemplo, é um dos principais diferenciais dos alunos quando saem da clínica”, acredita Tatiana.

Dentre as atividades lúdicas, os alunos fizeram apresentação teatral e diversas brincadeiras. Para as acadêmicas Satya Prata e Clessia Mota Carvalho a vivência dentro da clínica é fundamental. “Quando chegamos no estágio e começamos a vivenciar a prática, percebemos como é importante. É nossa oportunidade de colocar na prática o que aprendemos na teoria.  Ganhei mais segurança e empatia com o paciente”, ressalta Satya. “Hoje saio com a certeza de que é o que quero fazer no meu futuro. Com as atividades realizadas aqui aperfeiçoei minha habilidade de ouvir”, afirma Clessia.

Para os alunos que ainda darão continuidade as atividades na clínica, outras ações já estão sendo planejadas para 2014. “Prezamos a qualidade do atendimento na clínica qualificando o aluno para prepará-lo para o mercado de trabalho. Começaremos 2014 com minicurso intensivo para que os estudantes saiam para atendimento e entrem no set terapêutico prontos, protegidos e acolhidos”, conclui a coordenadora Jacqueline Caldeira.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: