Faz algum tempo que aplicativos de mensagem instantâneas, como Whatsapp e Telegram, deixaram de ser considerados apenas ferramentas de lazer para o tempo livre. Atualmente, o uso das novas tecnologias de comunicação no ambiente de trabalho já virou rotina e sua utilidade transpôs apenas a troca de mensagens e o transformou em uma opção para o auxílio da formação de profissionais em diversas áreas.
Na Universidade Tiradentes, os professores envolvidos na Educação à Distância (EaD) nas disciplinas híbridas, presenciais e na tutoria virtual tiveram uma oficina no aplicativo de mensagens conhecido como Telegram. O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem e está disponível para smartphones ou tablets e também através dos computadores.
De acordo com Ricardo Fontes Macedo, supervisor de tutoria da Unit, o Telegram é uma ferramenta de fácil e rápido acesso. “O aplicativo possui muitas funcionalidades adequadas para aplicação do ensino à distância e a partir dessas vantagens, escolhemos a ferramenta na busca de uma maior participação dos professores na capacitação”.
Com três conteúdos, os professores tiveram a oportunidade de otimizar a metodologia a ser utilizada em sala de aula, a integração da equipe docente e designação das atribuições de cada professor envolvido no processo. “Acho que a participação foi o ponto mais positivo, pois houve o controle de quantos leram as mensagens. Na parte dos conteúdos, conseguimos identificar o entendimento de alguns docentes sobre as atribuições e orientar aqueles que estavam com o entendimento errado”.
Leia Mais: Unit EAD: processos seletivos abertos até 13 de novembro