V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Temáticas jurídicas pautam discussões na Reunião Anual de Psicologia

Mesa redonda conta com participação da presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia, Dr.ª Paula Gomide e outros profissionais das áreas do Direito e Psicologia

às 14h06
Compartilhe:
Alunos e profissionais de Psicologia participam da palestra sobre 'Redução da Maioridade Penal'

Alunos e profissionais de Psicologia participam da palestra sobre ‘Redução da Maioridade Penal’

Pela primeira vez, Sergipe sedia a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Na sua quadragésima terceira edição, o evento segue até amanhã, sábado, 26 de outubro, com participação de pesquisadores, profissionais e representantes nacionais e internacionais da Psicologia. Nessa quinta-feira, 24 de outubro, ‘Redução da Maioridade Penal: a favor ou contra?’, foi uma das temáticas em discussão. A mesa redonda contou com a participação da presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e coordenadora do mestrado de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, Dr.ª Paula Inez Cunha Gomide; do professor do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Dr. Marcelo Fernandes Costa; e do juiz de Direito titular da Comarca de Capela – SE, Gaspar Feitosa de Gouveia Filho.

“O evento divulga o que há de melhor na área da ciência psicológica e nós discutimos temas relevantes dentro das várias áreas de conhecimento da Psicologia. Essas discussões são fundamentais. Nós tivemos uma discussão de altíssimo nível com profissionais que expuseram sobre a redução ou não da maioridade penal, pontuaram que o desenvolvimento não se dá por data e que é fruto de variáveis ambientais dessa interação com o cérebro; e que temos pouco conhecimento sobre o real número estatístico de adolescentes que têm graves delitos e que a sociedade clama por uma mudança que não será o suficiente. Fiquei muito satisfeita com a mesa”, afirma a Dr.ª Paula Gomide.

A presidente da SBP também ressalta a importância da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, que traz como tema central ‘Psicologia e compromisso com a ciência’. “Aqui temos muitos alunos, professores e eles saem revitalizados, com novos contatos, voltam para as suas cidades e modificam sua forma de atuar. Levam o que há de mais recente em conceitos psicológicos e é fundamental para redirecionar suas ações”, acredita.

Além das mesas redondas, o evento conta com 130 palestras ministradas por profissionais dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha e América Latina; exibição de vídeos; exposição de painéis; e demais discussões nas áreas psicológicas. Para a representante da Universidade Tiradentes no evento, professora Lívia Melo, a Reunião traz benefícios para a comunidade acadêmica e profissionais da Psicologia.

Mesa redonda é formada pela Dr.ª Paula Gomide, o juiz Gaspar Feitosa e Dr. Marcelo Costa.

Mesa redonda é formada pela Dr.ª Paula Gomide, juiz Gaspar Feitosa e Dr. Marcelo Costa.

“O curso de Psicologia da Universidade Tiradentes será muito reconhecido, porque está sediando um dos maiores eventos da área. São referências nacionais e internacionais que abordam temas, por exemplo, dentro da psicologia da saúde, do desenvolvimento, no âmbito jurídico. Os alunos estão podendo ter contato com os melhores profissionais da área”, enfatiza a docente.

Nesta sexta-feira, 25 de outubro, a programação segue com outras mesas redondas com as profissionais Martha Franco Diniz Hueb da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Cristiane Francisca Dantas da Universidade de Uberaba, simpósio, sessão especial e conferências com outros profissionais.

Confira a programação.

 

Foto: Marcelo Freitas

Compartilhe: