Com o objetivo de modernizar sua infraestrutura tecnológica e impulsionar inovação não só em Sergipe como também na região Nordeste, o Grupo Tiradentes firmou uma parceria estratégica com a Amazon Web Services (AWS) e com o Tiradentes Innovation Center (TIC). Um dos benefícios dessa colaboração abrangem a migração dos servidores do grupo para a nuvem da AWS para garantir maior segurança e confiabilidade dos dados.
De acordo com o Diretor do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI) da Universidade Tiradentes (Unit), Fábio Santos, a escolha pela Amazon se deve à sua maturidade e ao amplo conjunto de tecnologias e serviços disponíveis. “O custo zero para a implantação do projeto e os benefícios exclusivos, como a criação de laboratórios e eventos especiais, são diferenciais significativos. O relacionamento estreito com a Amazon também é destacado, com a empresa sempre disponível para apoio e colaboração em eventos e iniciativas locais”, explica Fábio.
Essa mudança estratégica permitirá à instituição:
- Acessar recursos de computação e armazenamento de última geração: A AWS oferece uma ampla gama de serviços escaláveis e flexíveis, que podem ser adaptados às necessidades específicas do Grupo Tiradentes.
- Reduzir custos de infraestrutura: A migração para a nuvem elimina a necessidade de investir em hardware e software próprios, o que gera economia significativa a longo prazo.
- Aprimorar a segurança dos dados: A AWS possui robustas medidas de segurança para proteger os dados dos seus clientes, garantindo tranquilidade ao Grupo Tiradentes.
“Estamos realizando diversos workshops de treinamento e, com a mudança para a nuvem, ganhamos acesso gratuito à plataforma AWS Academy. Isso nos permite criar cursos e oferecer vouchers de certificação para nossos profissionais se tornarem oficialmente certificados pela AWS. Essa plataforma acadêmica está disponível para todos os colaboradores, alunos e professores interessados em aprender sobre a nuvem e suas aplicações”, elenca o diretor do DTI.
Fábio também reforça que esses recursos serão usufruídos não apenas pelo DTI, mas também por outros setores, especialmente os alunos que fazem parte do Grupo Tiradentes. “Parte desse acesso estará disponível no Tiradentes Innovation Center. Nossos profissionais estão sendo capacitados nessas plataformas e trabalhando diariamente junto com engenheiros da Amazon, tanto do Brasil quanto de outros países, para garantir o bom funcionamento de todo o processo”, pontua Fábio.
Impacto regional: Sergipe no mapa da inovação
O Tiradentes Innovation Center, desde sua inauguração, tem a presença de importantes empresas de tecnologia que compartilham o objetivo de torná-lo um hub de inovação no Nordeste. Essas empresas apoiam startups em processos de incubação e aceleração, promovendo uma cultura de criatividade, inovação e uso da tecnologia na região. “Contamos com diversos players, tanto nacionais quanto internacionais, e estamos constantemente apresentando o Tiradentes Innovation Center para empresas estratégicas, visando trazê-las para Sergipe”, relata o presidente do Tiradentes Innovation Center, Domingos Machado.
Além da migração para a AWS, a parceria entre o Tiradentes Innovation Center e a AWS abrange outras iniciativas, incluindo a criação de um laboratório de Inteligência Artificial dentro do FabLab, capacitações em desenvolvimento de aplicações utilizando a Alexa e eventos de formação em tecnologia para o mercado de ciência da computação.
“A parceria com a AWS é uma parte crucial desse processo. Promoveremos eventos, como hackathons e programas de formação em tecnologia para o mercado de ciência da computação. As startups no Tiradentes Innovation Center terão benefícios e acompanhamento técnico da AWS para aprimorar seus aplicativos e softwares. Estamos constantemente criando novas funcionalidades e projetos em conjunto com o Tiradentes Innovation Center e a Universidade Tiradentes”, destaca Domingos.
Domingos ressalta que a colaboração com o Tiradentes Innovation Center não se limita apenas aos alunos, mas se estende à comunidade, contribuindo para o ecossistema local de inovação. Além disso, a aproximação entre engenheiros da AWS, o Tiradentes Innovation Center e a Universidade Tiradentes multiplica a capacidade de desenvolver projetos conjuntos.
“Com essa iniciativa, Sergipe deixa de ser apenas um estado no radar do Sudeste e passa a ser foco no Nordeste, graças ao Tiradentes Innovation Center e à Universidade Tiradentes. Essa parceria coloca Sergipe no mapa da AWS, atraindo investimentos e fortalecendo projetos governamentais e privados, impulsionando o desenvolvimento da região”, finaliza Domingos Machado.
Leia também: Circuito Tecnológico 2024 promove imersão de estudantes na área de computação