ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Fab Lab é credenciado internacionalmente pelo MIT

Laboratório de prototipação e fabricação digital do Tiradentes Innovation Center é filiado à Fab Foundation, rede que integra mais de 2 mil laboratórios em todo o mundo

às 23h37
O Tiradentes Fab Lab é integrante de uma rede do MIT que integra laboratórios de inovação de mais de 90 países
O Tiradentes Fab Lab é integrante de uma rede do MIT que integra laboratórios de inovação de mais de 90 países
Compartilhe:

O Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação do Grupo Tiradentes, conta agora com um novo certificado internacional de qualidade: ele agora está credenciado internacionalmente pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), principal referência do mundo em inovação e tecnologia. O instituto, sediado em Boston (Estados Unidos), é o criador e responsável pela Fab Foundation, responsável por integrar e orientar o trabalho de mais de 2 mil laboratórios de inovação em todo o mundo. 

O laboratório, que passa a ser conhecido agora como Tiradentes Fab Lab, é um espaço de prototipagem que faz parte da estrutura do TIC e foi criado com o objetivo de incentivar o aprendizado e a criatividade, por meio de um ambiente com recursos da filosofia do “faça você mesmo” e dotado de ferramentas de manufatura clássica, moderna e contemporânea, os quais podem ser usados no desenvolvimento e construção de projetos

A certificação representa um passo importante para uma maior e melhor atuação do laboratório, uma vez que estará integrado a outros centros de inovação igualmente credenciados. “Isso significa dizer que compartilhamos nossos projetos com todos os Fab Labs no mundo, formando uma gigantesca biblioteca de conhecimento aberto”, comemora o coordenador do Fab Lab do TIC, Marcelo Maynart, acrescentando que a Fab Foundation, é uma rede “que rege os conceitos, valores e padrões de funcionamento para mais de 2 mil laboratórios de inovação presentes em mais de 90 países”. 

O coordenador explicou ainda que, para conquistar esse credenciamento, o laboratório do Tiradentes Innovation Center passou por um rigoroso processo de seleção, feito através da plataforma fablab.io. “Neste processo, precisamos enviar várias informações do laboratório, fotos e vídeo dos equipamentos e equipe de trabalho. A seleção é feita por três juízes de outros Fab Labs já certificados. Após a certificação, o laboratório passa a fazer parte da rede de Fab Labs mundial, através da Fab Foundation”, disse Marcelo, acrescentando que houve uma ajuda muito importante da Rede Fab Lab Brasil, incumbida de intermediar os contatos entre a plataforma e o Fab Lab do TIC. 

O laboratório é dotado dos mais modernos equipamentos de impressão 3D de alta precisão de detalhes (Resina) e de termoplásticos (FDM), além de maquinários, ferramentas e equipamentos industriais, eletrônicos e de medição. Através dele, são ofertados cursos e oficinas makers, voltadas à criação de projetos, além de serviços de aluguel de equipamentos, impressão 3D, corte e gravação a laser, usinagem e prototipagem, corte de adesivos e impressão sublimática, entre outros. 

“Por se tratar de um ambiente com equipamentos de alta tecnologia e com o fomento do “faça você mesmo”, Internet das Coisas (IOT) e Indústria 4.0, nosso Fab Lab é um grande celeiro para a criação e desenvolvimento de ideias e para a materialização de projetos”, assegura o coordenador.

Os interessados podem pedir acesso aos serviços do laboratório através do e-mail fablab@tiradentesinnovation.com e fazer a sua solicitação de reserva de equipamento ou agendar a produção de um serviço. O Fab Lab do Tiradentes Innovation Center funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A utilização do laboratório e as visitas técnicas são feitas mediante agendamento prévio pelo e-mail ou também pelo telefone (79) 3218-2375. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: