ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Institute promove primeiro ciclo de palestras de 2020

A programação contabiliza para os meses de março e abril a realização de seis palestras com temas específicos e de interesse coletivo.

às 20h12
Participação efetiva dos acadêmicos de Psicologia
Participação efetiva dos acadêmicos de Psicologia
Professora Angélica Piovesa
Compartilhe:

A primeira edição 2020 do Ciclo de Palestras Tiradentes Institute, lançada na noite da sexta-feira, 6, trouxe à tona o tema “Psicologia, Gênero e Sexualidade: questões (nem tão) contemporâneas”, proferido pelo Msc. Daniel Boianovsky Kveller.

Mediado pela professora do PPG em Biotecnologia Industrial da Unit Patrícia Severino e pesquisadora visitante na Harvard University, o tema atraiu a atenção de pesquisadores e acadêmicos, especialmente da área de humanas.

Na opinião do professor do mestrado e doutorado em Educação Gregory Balthazar, a ocasião é importante em razão do contexto político e social conturbado em que vive a sociedade brasileira, sobretudo quando se revelam questões relacionadas às diferenças de gênero e de diversidade de orientação sexual.

“Penso que a Unit tem conquistado alguns espaços com o Projeto TransJus e agora comigo no PPED pesquisando e orientando trabalhos sobre trans, feminismo e mulheres em cárcere que tem sua interface com o campo da educação”, pondera o pesquisador. Para Gregory, a realização da palestra do professor Daniel representa uma marca muito importante da universidade para a construção de um recanto de pensamento livre, de discussão, onde os envolvidos saiam do nível da incompreensão para o aprofundamento dos estudos em termos de gênero e de orientação sexual.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unit, Angélica Piovesan ressalta que a discussão sobre a temática tem importância singular porque retrata a realidade atual dos jovens.

“Na nova matriz do curso temos uma disciplina de desenvolvimento psicossexual em que trabalhamos essa temática. Primeiro, porque faz parte do mundo deles. Segundo, porque enquanto profissional eles vão lidar com as pessoas que estão vivenciando junto aos seus familiares a situação”, lembra a professora, afirmando a necessidade de oferecer à sociedade as orientações necessárias sob a ótica da Psicologia.

A Assessora de Relações Internacionais da Unit Stephanie Donald lembra que o projeto é do Tiradentes Institute e conta com a parceria da professora Patrícia Severino que permanece em Boston contribuindo para a captação de pesquisadores.

A ideia é transmitir para os alunos daqui que não tem oportunidade de estar no exterior acesso às informações através de palestras cujos temas interessam às diversas áreas do conhecimento.

Compartilhe: