ESTUDE NA UNIT
MENU

Top Espanha seleciona alunos e docente Unit para intercâmbio

Realizado em janeiro deste ano, Programa de intercâmbio do Banco Santander teve duração de três semanas e contemplou estudantes de Direito e docente de Gastronomia

às 16h53
Compartilhe:
Mikael, Kátia e Anna Lívia participaram do Top Espanha

Mikael Campos, Kátia Viana e Anna Lívia participaram do Top Espanha

As férias de janeiro deste ano dos estudantes Anna Lívia Gomes e Mikael Campos, ambos do 3º período do curso de Direito da Universidade Tiradentes, foram completamente diferentes das anteriores. Durante três semanas, eles participaram do programa de intercâmbio Top Espanha Santander Universidades, na Universidade de Salamanca, localizada na Espanha. A experiência internacional, com objetivo de fortalecer a internacionalização das universidades brasileiras no cenário global, proporcionou aos dois acadêmicos o contato com uma nova cultura.

Através de um amigo, Anna Lívia soube do programa Top Espanha. Embora tenha feito a inscrição, ficou surpresa com o resultado. “Não esperava que seria selecionada e foi maravilhoso. Com as aulas, fiquei mais desinibida e aprendi muito mais o vocabulário espanhol. Foi tudo muito diferente. Essa experiência foi muito enriquecedora e deu oportunidade para quem está começando a graduação”, conta Lívia.

Os estudantes, juntamente a outras dezenas de bolsistas do Brasil que participaram do programa, assistiam a três horas de aulas de gramática, conversação e redação. Apesar da dificuldade com o idioma no começo, Mikael acredita ter evoluído bastante ao longo das três semanas. “Foi uma experiência completa. Aprendemos muito sobre a cultura do País, conhecemos mais a Universidade de Salamanca e o próprio reitor da instituição. Tive dificuldade no começo com a Língua, mas depois consegui evoluir muito”, ressalta o estudante. Esta foi a segunda experiência internacional de Mikael que está empolgado para realizar novos intercâmbios. “Já passei três meses em Londres fazendo intercâmbio de idiomas e, agora, quero continuar o estudo do espanhol, fazer provas de proficiência. Depois pretendo realizar outro intercâmbio para treinar o Francês”, planeja.

Além de incentivar a troca de conhecimento entre alunos da instituição espanhola e de 20 universidades brasileiras, o Top Espanha também deu oportunidade em 2014 para professores participarem do intercâmbio. Nesta edição, a docente da Unit contemplada foi a coordenadora do curso de Gastronomia, Kátia Viana. O critério de avaliação para a escolha da docente foi baseado a partir da lista tríplice gerada pela Diretoria de Graduação, com o nome dos três professores mais bem avaliados em seus indicadores.

“Fiquei muito surpresa com o convite e senti que o trabalho que desenvolvo na instituição foi reconhecido. Em Salamanca, participei das aulas de cultura espanhola e aproveitei a oportunidade para fazer cursos de gastronomia ofertados em algumas universidades de hotelaria da Espanha. Foi tudo muito positivo”, observa a professora Katia. Para ela, a experiência vivenciada na Espanha também será refletida para os alunos em sala de aula. “Não foram só as receitas que aprendi, mas a própria cultura gastronômica do País que é muito diferente.  Poderei transmitir isso para os estudantes”, avalia a docente.

Segundo o coordenador do Departamento de Relações Internacionais, Matheus Batalha, a participação de representantes Unit no Programa demonstra a evolução dos programas de mobilidade para a comunidade acadêmica. “Representa mais um avanço na oferta de programas de bolsa para os estudantes. Neste caso, foram bolsas de curta duração com o foco em aprendizagem da língua e da cultura local”, observa Matheus Batalha.

Foto: Marcelo Freitas

Compartilhe: