O egresso da Universidade Tiradentes (Unit), Kennedy Costa da Conceição, tem sua trajetória acadêmica e profissional destacada como um exemplo de sucesso. Atualmente candidato a Doutor em Engenharia de Processos na Universidad de Santiago de Chile, Kennedy compartilha suas conquistas e ressalta a importância da Unit em sua jornada.
Formado em Engenharia de Petróleo, seguiu sua jornada acadêmica completando o mestrado em Engenharia de Processos também na Unit. “A linha de pesquisa desenvolvida durante a minha passagem pela Unit foi a imobilização de lipases e peroxidases em suportes inorgânicos/orgânicos para aplicação em processos biotecnológicos”, destaca, pontuando como sua formação na Unit foi crucial para sua trajetória.
Reconhecimento na Universidad de Santiago
O reconhecimento internacional veio na forma do prêmio de melhor estudante e pesquisador doutoral da FING Universidad de Santiago, no Chile. “O prêmio gerou incentivo como pessoa a seguir a linha de pesquisa ao fim do doutorado, como também aos estudantes de graduação que apresenta um interesse pela ciência, tecnologia e inovação”, afirma.
Kennedy destaca como a experiência na Unit contribuiu para sua carreira. “A Unit contribuiu sempre aos meus objetivos como futuro pesquisador desde as bolsas até incentivos de assistências a cursos e congressos na área de engenharia de processos”, relata.
Quanto aos planos futuros, Kennedy revela que pretende seguir na área acadêmica. “Pretendo seguir na área acadêmica principalmente na Engenharia Industrial a qual o Chile é forte na mineração e afins, como também na Energia e Meio Ambiente por processos e soluções baseadas na natureza para o tratamento de águas de distintos meios industrias”, pontua.
Suas áreas de atuação na Universidad de Santiago de Chile e na Universidad Mayor são fundamentais. “Na Universidad de Santiago de Chile a área que atuo como professor é na parte de Civil Mecânica, Execução mecânica, Execução em Climatização na área de TermoFluidos. Por outro lado, na Universidad Mayor atuo em Engenharia Industrial onde abarco segmentos para mineração, processos térmicos como refrigeração, e geradores de vapores”, explica.
A trajetória de Kennedy Costa serve como inspiração para as futuras gerações de engenheiros da Universidade Tiradentes. Seu percurso desde a graduação na Unit até a destacada posição acadêmica na Universidad de Santiago de Chile reflete não apenas sua dedicação, mas também a qualidade do ensino e incentivo à pesquisa proporcionados pela instituição.
Seus feitos ressaltam a importância de uma base sólida na formação acadêmica e como o comprometimento com a ciência e inovação pode transcender fronteiras, incentivando novas conquistas e contribuições para o avanço da engenharia e da sociedade como um todo.
Leia também: Naf-Unit promove palestra transformadora sobre empreendedorismo feminino