V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Troca de experiências


às 19h23
Compartilhe:
Professora Ione Vasconcelos, coordenadora do CapacitaSUAS pela Unit

Professora Ione Vasconcelos, coordenadora do CapacitaSUAS pela Unit

Após a realização da aula inaugural na manhã dessa segunda-feira, 12, oitenta profissionais envolvidos com o projeto que tem por objetivo implementar a Política Nacional de capacitação continuada, CapacitaSUAS, investem no aprimoramento das suas ações participando do primeiro curso.

Intitulado “Introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS e à implementação de ações do plano Brasil sem miséria”, o curso de nivelamento que está sendo ministrado de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas salas 10 e 11 do Bloco D no Campus Aracaju Farolândia, é destinado a técnicos, profissionais de nível superior que atuam na provisão dos serviços socioassistenciais no âmbito do Cras, Creas, Centro Pops, Serviços de acolhimento Institucional e Serviços Volantes.

Para a coordenadora do CapacitaSUAS pela Unit, professora Maria Ione Vasconcelos de Menezes, apesar de ser essa a primeira semana das aulas, a expectativa é muito boa para os trabalhadores da política da assistência, entre eles, advogados,  psicólogos e assistentes sociais. “São aplicadas atividades práticas e estimuladas reflexões acerca da vivência profissional de cada aluno, além de discussões teóricas e conceituais acerca da política de assistência”, lembra a professora Ione Vasconcelos acrescentando que toda a capacitação ocorre em três módulos, prossegue até o dia 1º de novembro e é ministrada por uma equipe com reconhecido trabalho dentro da área da assistência.

Viviane Santos de Oliveira Nascimento, atuando em Monte Alegre

Viviane Santos de Oliveira Nascimento, atuando em Monte Alegre

Viviane Santos de Oliveira Nascimento é Assistente Social com atuação na Prefeitura do município de Monte Alegre. Em sua opinião, essa é uma grande oportunidade de os profissionais que atuam nos municípios sergipanos poder compartilhar o conhecimento aplicando-os nas ações cotidianas com o objetivo de melhorar a prática que é desenvolvida.  “Além da experiência dos outros colegas, contribuímos uns com os outros e isso é muito importante”, afirma a assistente social.
Neusa Malheiros é assessora  técnica do Departamento de Assistência Social (Seides) e coordenadora do CapacitaSUAS. Satisfeita com o desenvolvimento dos trabalhos e com a parceria entre a Unit e o governo do Estado, ela reconhece que mesmo na fase inicial o projeto já apresenta resultados satisfatórios. “Estamos com uma boa noção do que está sendo esse início do CapacitaSUAS. A perspectiva é de que, assim como a aula inaugural, esse programa terá um impacto muito grande sob o ponto de vista da qualificação dos nossos serviços de assistência social no Estado, dos nossos equipamentos e dos profissionais que estão atuando no campo”, diz ela e acrescenta que o desejo é de fazer com que todos os procedimentos aconteçam com a qualidade devida  para o cumprimento daquilo que está previsto  na matriz pedagógica dos cursos.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: