ESTUDE NA UNIT
MENU

Turismo Rural: Rotas se expandem no interior sergipano

Explorando belezas naturais, o Turismo Rural vem conquistando cada vez mais turistas e ganhando novos adeptos

às 12h06
Ellen Carvalho
Ellen Carvalho
Compartilhe:

O Ministério do Turismo do Brasil define o Turismo Rural como um conjunto de atividades turísticas que são desenvolvidas no meio rural, tendo comprometimento com a produção agropecuária e agregando valor aos serviços e produtos da região. Em Sergipe, ainda de forma discreta, o Turismo Rural já possui roteiros que exploram as belezas naturais no interior do estado, é o que explica a turismóloga egressa da Universidade Tiradentes, Ellen Carvalho. 

“O Turismo Rural combina muito com nosso estado pelo fato do nosso território ser de grande maioria de áreas rurais. Na minha visão, Sergipe foi muito atrelada ao seu belo litoral, fazendo com que algumas pessoas esqueçam dos encantos existentes em outros municípios que movimentariam diversos segmentos turísticos caso fossem explorados”. 

Resgatar e promover o patrimônio cultural e natural do estado também é um dos objetivos do Turismo Rural. Atualmente, em Sergipe, temos dois roteiros voltados para essa nova modalidade de passeio. O primeiro foi a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, que propõe uma visita imersiva com a inclusão de atividades que proporcionam uma maior conexão com a natureza. 

A Rota inclui conhecer o Parque dos Falcões, trilha na Serra de Itabaiana sob o olhar atento dos monitores e visita ao Povoado Carrilho. Para o almoço, os turistas são levados para os restaurantes típicos da região e que possuem o selo de qualidade garantido pela Rota. Também é possível conhecer pontos turísticos como o letreiro “Eu Amo Itabaiana”, a Feira Cultural do Luiz Gonzaga e o Povoado Ribeira, repleto de belas cachoeiras.

A Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, foi planejada e organizada desde 2017 por Ellen Carvalho, que também é mestra em Planejamento de Rotas de Turismo Rural e Ecoturismo. Outra rota que vem crescendo é a Rota dos Vinhos, uma visita guiada na Vinícola Possamai, a primeira Vinícola 100% sergipana, com uvas cultivadas em Sergipe e Petrolina (PE). 

Leia Mais:
Aluno de Engenharia Química cria plataforma Plastur que incentiva o turismo em Sergipe
Reitor da Unit participa de lançamento do Programa Investe Turismo

Compartilhe: