ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit a caminho do doutorado em Saúde e Ambiente


às 18h06
Compartilhe:
Doutora Adelaide Faljoni-Alario ao lado de um mestrando

Doutora Adelaide Faljoni-Alario ao lado de um mestrando

A coordenação do Mestrado em Saúde e Ambiente da Unit encerra nesta quinta-feira, 21, o 1º Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente – Sirsa

O evento científico iniciado na tarde da segunda-feira, 18, no bloco F do Campus Farolândia, reuniu durante quatro dias consecutivos cientistas, mestrandos e palestrantes convidados para trazer a discussão temas que são de importância ímpar para a compreensão da ciência, neste segmento.

“Trata-se de um evento científico, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA), que tem o objetivo de criar um espaço para a discussão, compartilhamento e disseminação da produção e dos conhecimentos científicos relacionados à interface interdisciplinar Saúde e Ambiente”, afirma a professora e coordenadora do Mestrado, doutora Cláudia Moura de Melo.

Segundo a docente, merece destaque a participação durante o Simpósio, da doutora Adelaide Faljoni-Alario. Além de pesquisadora conceituada de dona de um currículo que registra entre muitas outras atividades a publicação de 51 trabalhos em periódicos internacionais, 150 apresentações em simpósios e congressos nacionais e internacionais e a orientação de 13 dissertações de mestrado e teses de doutorado na USP, a doutora Adelaide é coordenadora-adjunta da Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Professora Cláudia Moura de Melo

Professora Cláudia Moura de Melo

“Essa é a área que avalia e aprova programas de pós-graduação na área interdisciplinar na qual está contido o programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Unit”, diz a professora, lembrando que o curso de mestrado em Saúde e Ambiente da Unit já está em andamento há sete anos e que este ano foi submetida à Capes uma proposta de doutorado. Em razão do interesse da instituição em implantar o doutorado em Saúde e Ambiente, a doutora Cláudia avalia que a participação da doutora Adelaide no 1º Simpósio Interdisciplinar é bastante oportuna, uma vez que a convidada, na condição de coordenadora interdisciplinar da Capes pode conhecer in loco o funcionamento e assim avaliar o programa. “Ao participar do evento, ela pode opinar de forma mais consistente sobre a nossa proposta de implantação do doutorado”, diz, cheia otimismo, a professora Cláudia.

Ao participar de uma mesa-redonda, onde discutiu as perspectivas na área da pesquisa e a formação de recursos humanos na área interdisciplinar, a doutora Adelaide Faljoni-Alario destacou a importância do evento tanto para os alunos de pós-graduação, os docentes e toda a comunidade. Segundo a convidada, o assunto que dá o título ao simpósio é um dos mais atuais porque discute a saúde e a sua dependência com o meio ambiente. “A saúde depende diretamente do ambiente, quer dizer, onde e como vivemos para termos uma qualidade na saúde e a consequência de bem-estar, de qualidade de vida e de vida mais longa”.

Em se tratando do interesse da Unit pela implantação do doutorado em Saúde e Ambiente, a doutora Adelaide afirma que a instituição está no caminho certo. “O doutorado é uma consequência dessa capacidade que o grupo de professores e a instituição vai adquirindo, demonstrando habilidade e competência no fazer e em ter recursos humanos altamente qualificados para atuar na formação de profissionais que possam exercer suas atividades dentro da própria academia, em órgãos do governo ou nas empresas para o desenvolvimento do País”, diz a doutora Adelaide lembrando que é natural que a universidade ofereça um doutorado que possa dar continuidade aos trabalhos de formação de recursos humanos.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: