ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit abraça mais uma campanha de saúde


às 18h11
Compartilhe:
População beneficiada com as ações

População beneficiada com as ações

Na manhã do último sábado, dia 14, alunos dos cursos de Fisioterapia e Biomedicina da Unit participaram de mais um mutirão promovido pelo Centro de Diabetes de Sergipe que tem como objetivo prevenir contra os riscos desta grave doença.

 

Logo cedinho, dezenas de pessoas já formavam fila para ser atendidas no espaço improvisado do salão da igreja católica localizada no entroncamento que dá acesso ao Mosqueiro. O caráter preventivo da campanha promovida pelo doutor Raimundo Sotero, através do Centro de Diabetes, com o integral apoio da Universidade Tiradentes através dos seus acadêmicos vem obtendo resultados animadores.

Assim foi com a ação praticada no último final de semana quando, além de virificar a pressão arterial, grande parte da comunidade local pode constatar se é ou tem predisposição para ser acometida pelo Diabetes, uma doença silenciosa e que pode levar ao óbito.

Sempre preocupado com a causa, o doutor Sotero enfatiza que as constantes campanhas têm como objetivo principal alertar a população sobre como prevenir ou mesmo como tratar a doença se esta já se instalou no organismo do indivíduo. “Pra cada diabético conhecido, existe um que não sabe o que tem e esse dado estatisticamente tem importante significado e aponta para o fato de que hoje, no mundo, o diabetes é um problema de saúde pública”, lembra o médico.

Mariene Rosário, aliviada com a normalidade da sua taxa de açúcar

Mariene Rosário, aliviada com a normalidade da sua taxa de açúcar

Ao ser consultada, a senhora Mariene Rosário dos santos, 66 anos, constatou que sua dosagem de açúcar está normalizada. Feliz da vida, ela enfatizou a importância da prevenção. “Essa é uma doença miserável que pode até levar À cegueira e comprometer a saúde do indivíduo em muitos outros aspectos. Não quero isso pra mim e sabendo que estou com a taxa normal, agora mesmo é que vou me cuidar!”, diz sem esconder a sensação de alívio.

Ao acompanhar os alunos do curso de Fisioterapia na ação de combate ao Diabetes, o professor Paulo Autran destacou a importância da experiência que os alunos estão colhendo tanto no atendimento, quanto na execução de exercícios no paciente. Ele lembra que a população ao ser beneficiada como o atendimento recebe, de forma gratuita os primeiros cuidados e o encaminhamento adequado para outros procedimentos, quando necessário.

Já no 6º período do curso de Fisioterapia, a acadêmica Mayara Mota considera a ação de fundamental importância para aquisição do conhecimento prático. “É em oportunidades como essa que vivenciamos os problemas enfrentados pela população. A resolução de alguns desses problemas vai depender da forma como poderemos ajudar”, diz a aluna.

 

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: