ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit anuncia medidas de combate ao coronavírus

Atividades acadêmicas presenciais e práticas estão suspensas até segunda ordem. Aulas do EAD continuam normalmente e colaboradores atuam 100% em modelo home office

às 00h18
Compartilhe:

O Brasil vivencia momento de pandemia mundial causada pelo novo coronavírus. Em atenção aos decretos emitidos por governos e prefeituras em que o Grupo Tiradentes tem atuação, além das recomendações do Ministério da Educação, todas as atividades acadêmicas e de atendimento presencial da Universidade Tiradentes – Unit – foram suspensas até segunda ordem.

Apenas as aulas do Ensino a Distância – EAD – que estão mantidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Para atender todos os alunos nesse período, a Unit dispõe de equipe preparada em operação apenas nos canais virtuais, de 8h às 18h. 

Para o presidente do Grupo Tiradentes, tudo isso só é possível graças ao empenho de todos que compõem a corporação. “Para se ter ideia, o Departamento de Tecnologia e Informação construiu, em tempo recorde, uma solução para que hoje pudéssemos desenvolver as nossas atividades remotamente e segue trabalhando, incansavelmente, para estabilizar os nossos sistemas e servidores. Bem como todos os times acadêmicos, do administrativo e financeiro que não mediram esforços para entregar as melhores soluções para nossos alunos, colaboradores e parceiros”, afirma o presidente do Grupo Tiradentes, professor Luciano Klima.

Caso as aulas sejam retomadas até 29 de março, o calendário acadêmico da Unit terá novo prazo de finalização para que as aulas dos cursos presenciais sejam devidamente repostas e os encontros das aulas práticas dos cursos híbridos possam ser devidamente repostas, sem prejuízo ao aluno.

Até lá, o aluno de curso presencial poderá ir acompanhando as atividades e encontros ao vivo que os professores enviarão convites via Magister e Classroom, ferramenta do Google for Education – plataforma que a Unit é universidade referência mundial. Caso tenha alguma dúvida, basta que acesse a sala virtual de uso compartilhado com professores.

Se atividades continuarem suspensas

Caso os órgãos governamentais recomendarem que as atividades acadêmicas presenciais devam continuar suspensas após 29 de março, a Unit já definiu algumas diretrizes para que os alunos não tenham prejuízo no aprendizado, mantendo as atividades acadêmicas em operação tanto no presencial, quanto no EaD.

Na graduação presencial, atividades acadêmicas acontecerão por meio dos mecanismos virtuais, fazendo com que o aluno e o professor da Unit se apropriem das diversas funcionalidades que a plataforma Google for Education permite, primando sempre pelo desenvolvimento das competências propostas pelas disciplinas.

Já na graduação EaD, serão adotadas as diversas funcionalidades do AVA que permitem estudo e interação acadêmica, primando sempre pelo desenvolvimento das competências propostas pelas disciplinas. Para as atividades remotas acontecerem da melhor forma, basta que o aluno acesse sua sala de aula no AVA para estudar e tirar suas dúvidas.

Durante todo esse período, os alunos da Unit poderão usufruir dos e-books na biblioteca virtual, bem como renovar a reserva de livros da Biblioteca pelo Magister (mobile ou portal) e os empréstimos serão automaticamente renovados até início de abril, a priori.

Atividades práticas

Sejam atividades práticas profissionais de estágios e laboratoriais do presencial ou EaD e também de internato, as recomendações emitidas pelo Ministério da Educação proíbem que sejam substituídas por meios das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Assim, quando os encontros presenciais retomarem, essas atividades deverão ser devidamente repostas.

Atendimento ao aluno

Os estudantes da Unit (seja presencial ou EaD) terão um time de suporte acadêmico operando somente por canais virtuais em horário de atendimento normal, de 13h às 22h. Os alunos podem acionar os canais de atendimento disponíveis no portal.

O Comitê de Contingenciamento do Grupo Tiradentes seguirá cumprindo as recomendações do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Governos Estaduais e Prefeituras Municipais em prol do bem-estar e pela qualidade de vida de todos.

Colaboradores

A partir de hoje, 20, todas as equipes da Unit passam a operar 100% em modelo home office. As atividades são desempenhadas normalmente, mas de forma que mantém o colaborador em casa, próximo à família, evitando o contato com outras pessoas e, assim, a proliferação do coronavírus.

Compartilhe: