V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit conta com Projeto Aprendiz Integrado

O programa tem como objetivo capacitar jovens aprendizes para o mercado de trabalho por meio da lei de cotas de aprendizagem.

às 23h27
Brennda Vitória: “O ‘Aprendiz Integrado” é o programa que mudou a minha vida, me trouxe experiência, amizades e abriu várias portas sobre o conhecimento".
Compartilhe:

Com o intuito de oportunizar aos jovens grandes oportunidades no mercado de trabalho, o projeto Aprendiz Integrado vem impulsionando os sonhos de jovens aprendizes. O programa de aprendizagem profissional, implementado por meio da lei de cotas de aprendizagem, foi criado pela Dra. Mafra Meris, conciliadora federal das cotas de aprendizes no Brasil. Desde o ano passado, a Universidade Tiradentes recebe jovens para atuar em diversos departamentos da instituição de ensino.

“É um projeto mantido através de emendas parlamentares, no qual a empresa beneficiária dessa iniciativa não paga nenhum valor do curso de aprendizagem”, comenta Gardênia Yamada, analista de Desenvolvimento do Núcleo de Recursos Humanos da Universidade Tiradentes.

“A Unit é vista pelo programa Aprendiz Integrado como uma das melhores empresas parceiras devido ao seu porte, oportunidades e benefícios que são oferecidos aos jovens e pelo nome em si. Os jovens que não estão trabalhando na instituição de ensino, sonham em estar conosco”, destaca.

De acordo com a analista, pela regra geral, a Unit não seria beneficiária desse projeto por ter condições de arcar com o curso de aprendizagem, no entanto, a conciliadora Dra. Mafra enxergou na Unit, uma oportunidade de oferecer aos jovens uma excelente empresa para trabalhar.

“Tudo iniciou com um processo seletivo para jovens aprendizes PCD. Sem termos  conhecimento, um jovem, filho de Dra. Mafra, participou do projeto. Ao terminar a seleção, recebi contato dela informando que seu filho saiu encantado com a empresa e, por isso, ela gostaria de agendar uma reunião para apresentar a proposta”, explica Gardênia.

Atualmente, 21 jovens fazem parte do programa Aprendiz Integrado na Unit e atuam, entre outros departamentos, no Marketing, Recursos Humanos, Laboratório de Saúde, Biblioteca e Coordenação de extensão. “Os jovens são escolhidos em uma rigorosa seleção chamada de Arena, em que cada jovem se apresenta e se disponibiliza para as empresas que estiverem contratando no momento da arena”, salienta.

“Para ser jovem aprendiz, além do trabalho na empresa, eles fazem o curso de formação de aprendizagem que, para o nosso negócio, é o curso de Auxiliar Administrativo. Um diferencial desse projeto para as outras escolas formadoras, é que podemos contratar jovens universitários que podem vir a ser nossos alunos”, acrescenta a analista de RH da Unit.

Ijanduy Paz de Carvalho Junior faz parte do programa desde 2019 como voluntário e atua como auxiliar administrativo na instituição de ensino. Entre outras experiências, este é o segundo contrato junto ao projeto trabalhando na Universidade Tiradentes. “A aprendizagem me ajudou muito pois quando eu estava no início da faculdade e não podia estagiar, foi através do programa que consegui minha renda própria sem precisar abdicar dos meus estudos. Meu maior sonho no momento é terminar minha graduação”, frisa. Além do trabalho, Ijanduy também foi escalado para trabalhar no programa de TV do Aprendiz Integrado que estreou esse ano e é exibido sempre às 14h, na TV Record/Atalaia.

Brennda Vitória também atua como auxiliar administrativa e conta que tem sido uma experiência única e maravilhosa. “Quero muito agradecer à Unit que me recebeu de braços abertos, ao coordenador Eraldo, a senhora Gardênia e a Dra. Mafra pela oportunidade. Estou amando muito meu primeiro emprego e espero crescer tanto na minha vida profissional quanto pessoal aqui na instituição de ensino”, enfatiza.

“O ‘Aprendiz Integrado” é o programa que mudou a minha vida, me trouxe experiência, amizades e abriu várias portas sobre o conhecimento. Agradeço muito. Atualmente, meu maior sonho é ingressar e finalizar a graduação em Farmácia. É o que eu mais desejo na minha vida”, finaliza.

 

Leia mais:

Autoconhecimento e qualificação baseiam a Experiência Acadêmica Tiradentes

Compartilhe: