ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit disponibiliza programa para acompanhamento da hipertensão arterial

O Programa Hipertenso no Controle visa acompanhar os colaboradores hipertensos e prestar auxílio para o controle da doença.

às 12h23
O programa será disponibilizado pelo departamento médico da Unit.
O programa será disponibilizado pelo departamento médico da Unit.
Compartilhe:

A hipertensão arterial é uma doença que acomete vasos sanguíneos e coração, principalmente, mas também atinge cérebro, olhos e rins. A maioria dos casos é assintomática, porém pode causar sintomas como mal estar, dores de cabeça e tontura. A principal forma de diagnosticar a hipertensão é aferir a pressão e realizar exames regularmente. 

Por isso, a partir deste mês, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Universidade Tiradentes (SESMT/Unit),  por meio do departamento médico ocupacional, disponibilizará um programa de auxílio aos colaboradores no controle da hipertensão.

O Programa Hipertenso no Controle tem como objetivo acompanhar os casos de hipertensão entre os colaboradores da Unit, prestar auxílio para o controle da doença e proporcionar cuidado especial para garantir uma melhor qualidade de vida. Conforme sejam convocados para a realização dos exames médicos periódicos e também em eventuais avaliações da pressão, o departamento médico cadastrará os colaboradores com diagnóstico de hipertensão.

A doença pode atingir pessoas de todas as idades por diversos problemas, entre eles, um mau estilo de vida e problemas genéticos. Alguns hábitos como o sedentarismo podem levar a picos de pressão quando o sangue tem dificuldades de circular pelas veias. Com a mudança de estilo de vida é possível controlar a pressão alta.

Confira algumas dicas:

  • Mantenha o peso ideal: evite o sobrepeso e a obesidade
  • Diminua o consumo de sal: coloque pouco na comida e evite os industrializados
  • Pratique exercícios físicos: basta uma caminhada de trinta minutos , de duas a três vezes por semana
  • Evite o estresse: opte por uma vida tranquila, administrando seu tempo de trabalho e descanso
  • Mantenha uma alimentação saudável: inclua frutas, legumes, verduras, sucos naturais e água
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas: além de contribuir para a hipertensão, também prejudicam o fígado, os rins e o sistema nervoso
  • Não fume: o tabagismo é um dos principais fatores para a hipertensão
  • Vá ao médico periodicamente

 

Leia também: Hipertensão atinge 30% dos brasileiros, bons hábitos podem ajudar

Compartilhe: