ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit doa alimentos e conhecimentos


às 23h53
Compartilhe:
Voluntariado com a sensação do dever cumprido

Voluntariado com a sensação do dever cumprido

A doação do leite arrecadado durante evento acadêmico ao desenvolvimento de um projeto que promove o reforço escolar beneficia jovens da Casa de Dona Etani

A tarde desta quinta-feira, 24, foi de festa para os moradores da Casa de Dona Etani. Os filhos da ‘Mãe de Todos’, como é conhecida no Conjunto Rosa Elze, receberam dos alunos dos cursos de Engenharia da Unit, 200 quilos de leite em pó.  Todos os mantimentos foram arrecadados quando da inscrição desses alunos para os minicursos oferecidos durante a 4ª Semana de Engenharia. A ação solidária praticada pelos acadêmicos sob a supervisão da Coordenação de Extensão revela um gesto humanitário grandioso que vem se somar a outro ainda mais significativo, intitulado: ‘Projeto Solipetro’.

De forma voluntária, alunos do curso de Engenharia de Petróleo vão à Casa de Dona Etani uma vez por semana para promover o reforço escolar aos jovens que habitam aquele espaço. “O projeto que é desenvolvido desde o início do ano passado tem obtido respostas tão satisfatórias que já desperta o interesse de alunos do curso de Engenharia Civil”, revela a professora Elaine Emília, coordenadora dos cursos de Petróleo e Gás e Engenharia de Petróleo da Unit. Segundo a docente, os resultados positivos podem ser observados a partir da elevação do nível de aprendizagem dos jovens assistidos e com a somação dos alunos da Civil, ele passará a ser desenvolvido duas vezes na semana.

Professor Gilton Kennedy destaca a ação extensionista da Unit

Professor Gilton Kennedy destaca a ação extensionista da Unit

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Adriano Oliveira Matos, o interesse demonstrado pelos alunos do seu curso revela a postura da instituição universitária em estimular a sua comunidade para o trabalho de extensão. “Já estamos com três alunos interessados pelo projeto e temos certeza de que esse número tende a aumentar em pouco tempo”, revela Adriano.

Para José Roberto de Souza, esposo de dona Etani, a Unit é uma instituição parceira há muito tempo. “Somos muito gratos pelo apoio irrestrito que recebemos da universidade, sempre representada pela Coordenação de Extensão. A entrega do leite significa a manutenção da vida, mas a doação do conhecimento por parte dos alunos revela a sabedoria”, diz emocionado.

Igualmente emocionado, o coordenador de Extensão, professor Gilton Kennedy, destaca que o papel da extensão é desempenhado com muito rigor pela Unit. “Não podemos ficar cercados pelos muros, num espaço físico onde o conhecimento é posto à prova de forma contínua. É nosso papel extrapolarmos esses muros para oferecer esse conhecimento a quem precisa, de maneira prática”, lembra o professor Kennedy.

A satisfação e alegria estampadas nas faces dos jovens assistidos pelo Projeto Solipetro

A satisfação e alegria estampadas nas faces dos jovens assistidos pelo Projeto Solipetro

Milson dos Santos Barbosa, aluno do 8º período do curso de Engenharia de Petróleo, é um dos pioneiros no desenvolvimento do Projeto Solipetro. Reconhecendo o avanço do nível de informação absorvida pelos alunos ele diz que não existem palavras que expressem a sensação de poder se sentir útil diante do seu desejo em colaborar.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: