ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit é destaque na I Competição Estadual de Mediação da OAB/SE

O curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) obteve o 1º lugar na primeira edição da Competição Estadual de Mediação promovida pela OAB/SE

às 21h25
I Competição Estadual de Mediação da OAB/SE
I Competição Estadual de Mediação da OAB/SE
Compartilhe:

O curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) foi destaque na I edição da Competição Estadual de Mediação promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. O evento ocorreu no último sábado, 20 de maio, e contou com a participação de diversas Instituições de Ensino Superior. 

Tendo como avaliadores membros representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs), o evento histórico simboliza o comprometimento coletivo de construir uma cultura de métodos adequados de soluções de conflitos, com vistas à propostas de resoluções para além do Poder Judiciário. E a Unit se destacou ficando em 1º lugar em todas as categorias, comenta o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Jéffson Menezes.

“A Universidade Tiradentes é pioneira na difusão dos métodos consensuais de solução de conflitos no Estado de Sergipe. Em razão de convênio de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Sergipe, por meio do CEJUSC e NUPEMEC, somos a primeira instituição de ensino superior no estado a instituir, no Núcleo de Práticas Jurídicas, um Núcleo do CEJUSC onde nossos alunos e professores atuam como conciliadores e mediadores prestando serviços à comunidade mais carente. Com isso, vencer a 1ª Competição Estadual de Mediação no Estado promovida pela OAB/SE demonstra que enxergamos a mediação como instrumento efetivo de pacificação social, solução e prevenção de litígios, para além, reflete a qualidade do modelo de ensino do curso de Direito da Unit que prepara os melhores juristas para o mercado de trabalho”, destaca. 

O coach da equipe, professor Nivaldo Souza Santos Filho, comenta que a vitória da Universidade Tiradentes em todas as categorias individuais e como campeã geral, é resultado da construção da preparação. “Nossos alunos brilharam. Falar da trajetória da Unit nessa competição é o reconhecimento que esse dia é essencialmente histórico, e fruto de muito investimento semeado na edificação de uma agenda de disseminação de uma cultura não conflitiva de resolução de conflitos em Sergipe. A  história da UNIT na contribuição da disseminação mediação se confunde com a minha história enquanto mediador, isso é uma honra”, declara. 

O estudante do 1° período do curso de Direito da Unit por meio do Projeto Inova, Hélio Tayron Azevedo Nascimento, comenta sobre a sua participação na competição. “Foi uma experiência muito enriquecedora em todos os aspectos, tanto acadêmico, como profissional, quanto pessoal. Desde o democrático processo seletivo interno para escolha da equipe ao comando dos professores Jéffson e Nivaldo até o dia da competição pudemos adquirir diversos conhecimentos que nos proporcionou desenvolver várias técnicas e habilidades, principalmente nos quesitos escuta ativa e participação colaborativa, presentes na mediação de conflitos. Além das orientações dos mestres, a interação com a equipe foi um fator preponderante para que chegássemos ao resultado esperado, a vitória. Acredito que esse seja um dos diferenciais da Unit, nos proporcionar oportunidades e momentos como esses. A sensação é de dever cumprido”, diz.

“O esforço e a dedicação em toda preparação foi recompensado da melhor forma possível, gratificante poder fazer parte dessa vitória. Agradeço pela oportunidade e toda confiança depositada, por terem enxergado em mim potencial para fazer parte da equipe e representá-la na categoria individual como Mediadora, o esforço de cada um foi essencial para que fossemos vitoriosos e fizéssemos história na 1° Competição Estadual de Mediação promovida pela ESA OAB/SE”, destaca a aluna do 9° período do curso de Direito da Unit, Naomy Samara Santos.

I Competição Estadual de Mediação – OAB/SE

Participaram da competição alunos do 1º ao 10º período que passaram pelo processo seletivo interno realizado pelo NPJ. Para seleção dos alunos que compuseram a equipe foram realizados encontros online e presencial de preparação para a competição, além de simulações no treinamento.

Equipe Campeã: Universidade Tiradentes (Unit)

Alunos: Aléxia Guerra Vaz, Constanza Lelis Rahal, Hélio Tayron Azevedo Nascimento, João Francisco Moraes de Almeida, Kledson Novais Rocha, Lucas Vinnicius Santos Gomes, Marcos Emanuel de Souza Santos, Naomy Samara Santos e Pedro Dantas de Santana Ribeiro.

Professores coaches: Jéffson Menezes e Nivaldo Souza.

Categorias individuais

Melhor Dupla Requerente e Advogado – alunos: Kledson Novais Rocha e Lucas Vinnicius Santos Gomes 

Melhor Dupla Requerido e Advogado – alunos:  Aléxia Guerra Vaz e João Francisco Moraes de Almeida.

Advogado Destaque: (empate técnico e foi com nossos dois advogados): alunos  Lucas Vinnicius Santos Gomes  e  João Francisco Moraes de Almeida.

Mediador Campeão: Naomy Samara Santos e Pedro Dantas de Santana Ribeiro.

Leia mais: NPJ assegura acesso à justiça e aprendizagem prática

Compartilhe: