V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit e Fasete inauguram polo EAD em Paulo Afonso

Já são 31 unidades de educação a distância da Universidade Tiradentes inauguradas em cinco estados do Nordeste. Alunos acessam tecnologia utilizada pela Nasa

às 14h06
Polo de Paulo Afonso é oficialmente inaugurado (foto: Glauber Torres)
Polo de Paulo Afonso é oficialmente inaugurado (foto: Glauber Torres)
Descerramento da placa (foto: Glauber Torres)
Professor Uchôa homenageia o idealizador da Fasete, Gilberto Oliveira (foto: Glauber Torres)
Prefeito Anilton: "Paulo Afonso se transforma em polo regional de educação" (foto: Glauber Torres)
Gestores da Unit e Fasete com o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos (foto: Glauber Torres)
Jacson Oliveira fala sobre a parceria ao lado do reitor da Unit (foto: Cláudio Humberto)
Sergio Oliveira, diretor administrativo da Fasete (foto: Cláudio Humberto)
Solenidade reuniu autoridades e outros convidados (foto: Cláudio Humberto)
Visita às novas instalações (foto: Cláudio Humberto)
Superintendente do Grupo Tiradentes, Ihanmarck Damasceno (foto: Cláudio Humberto)
Diretor de Educação a Distância da Unit, Paulo Rafael (foto: Cláudio Humberto)
Entrada do polo (foto: Cláudio Humberto)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes, instituição sergipana de 54 anos de existência e referência em ensino superior no Nordeste, inaugurou o seu trigésimo primeiro polo de Educação a Distância nessa quinta-feira, 4 de agosto. Desta vez, o município contemplado com a chegada da Unit é Paulo Afonso, na Bahia. O polo é fruto de uma parceria com a Faculdade Sete de Setembro – Fasete –, que tem 14 anos de história na cidade, e as inscrições para o processo seletivo já estão abertas com a oferta de seis cursos de nível superior – Serviço Social, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Gestão de RH e Segurança do Trabalho.

“Implementamos em Paulo Afonso um modelo já consolidado pela Universidade Tiradentes. Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação com conceito superior a 4, numa escala de 1 a 5. Temos professores altamente qualificados e tutores que dão o acompanhamento ao aluno no polo, ou seja, nosso grande diferencial é estar próximo do estudante que muitas vezes não tem familiaridade com a metodologia”, explica o diretor da Unit Educação a Distância, professor Paulo Nascimento.

“Chegar a Paulo Afonso por meio de uma parceria com a Faculdade Sete de Setembro é um prêmio para todos os que fazem a Universidade Tiradentes. Conhecemos a história de crescimento deste município desde a chegada da Chesf, bem como a trajetória do idealizador da Fasete, o professor Gilberto Gomes de Oliveira, um sonhador que construiu uma instituição modelo, com profissionais altamente comprometidos. Não há dúvidas de que damos hoje um passo importante no nosso trabalho de atender a sociedade onde ela precise, com a oferta de uma educação de qualidade”, comemora o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

Para o diretor administrativo da Faculdade Sete de Setembro, Sérgio Gomes de Oliveira, a parceria com a Universidade Tiradentes representa a união de duas forças – a Fasete em Paulo Afonso e a Unit no Nordeste. “Conseguiremos agregar toda essa força e a capacidade tanto técnica quanto acadêmica da Universidade Tiradentes para oferecer os melhores serviços de educação a distância da região”, acredita.

“O que mais motivou a união entre a Fasete e a Unit foi a credibilidade das duas instituições; a proximidade de atuação e concepção educacional; e a tecnologia e estratégia pedagógica diferenciada da Universidade Tiradentes, que garante experiências de aprendizagem inovadoras, com mais mobilidade, acessibilidade e interatividade”, avalia o diretor acadêmico da Fasete, Jackson Gomes de Oliveira.

O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, entende que a chegada da Unit consolida o município como polo regional de educação. “É claro que nós sempre procuramos incentivar e incrementar a qualidade do ensino público, mas ficamos felizes com a contribuição da iniciativa privada para o desenvolvimento da cidade”, observa. “Teremos mais oportunidades de acesso ao ensino superior para nossos jovens buscarem seus ideais. Paulo Afonso já é desenvolvida, mas eu creio que agora encontramos o caminho da educação como solução para o crescimento do município”, endossa o secretário municipal de Educação, Severino Alves de Oliveira Lima.

 Unit EAD no Nordeste

Os 31 polos de apoio presencial para os alunos da Unit Educação a Distância estão distribuídos em cinco estados do Nordeste – Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O aluno tem à sua disposição a mesma tecnologia de capacitação utilizada pela Nasa, agência norte-americana de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

O ambiente virtual Brightspace D2L proporciona uma experiência de aprendizagem inovadora, com uma infinidade de recursos como o Capture, ferramenta que permite aos professores transmitir apresentações por vídeo na internet, em tempo real ou sob demanda, sincronizando áudio e vídeo do apresentador com suas apresentações visuais, tais como um documento compartilhado, sua área de trabalho ou uma lousa interativa.

Entre os conteúdos disponibilizados no ambiente virtual, o aluno tem acesso a chats; fóruns de discussão; podcast; conteúdo de apoio; vídeos; avaliação e objetos de aprendizagem; e acesso a prova digitalizada. Também tem um conjunto de orientações tutoriais e uma equipe de suporte preparada para auxiliá-lo.

“O aluno EaD é diferente, para um modalidade educacional diferente. Ele vai encontrar maior autonomia, ele pode encaixar seus horários de estudos e a relação dele com a máquina precisa ser bastante amigável. Todos esses recursos, além dos profissionais qualificados, permitem que o impacto dessa mudança de cultura seja mínimo”, garante o diretor Paulo Nascimento.

 

Compartilhe: