ESTUDE NA UNIT
MENU

Palácio Inácio Barbosa será restaurado pelo Grupo Tiradentes

O Memorial de Sergipe terá nova sede até fim de 2018. O novo espaço funcionará dentro de uma nova narrativa e com novas tecnologias expográficas

às 14h49
 Após revitalizado pela Unit, prédio onde funcionou a sede da Prefeitura vai sediar o mais importante centro de cultura e memória da IES sergipana
Diretor-presidente do ITP, professor Diego Menezes; prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira; o professor reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e o superintendente geral do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa Júnior
Palavra do professor Jouberto Uchôa
Compartilhe:

Em solenidade que contou com a presença de personalidades sergipanas, na manhã da última sexta-feira, 1º, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede administrativa da Prefeitura de Aracaju, foi assinado o projeto de lei que concede o direito real do uso do Palácio Inácio Barbosa ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa  – ITP -, da Universidade Tiradentes.

Com o devido restauro e manutenção, o majestoso prédio localizado no Parque Teófilo Dantas passa a ser uma referência para todo o estado no segmento da cultura, uma vez que ali será instalado o Memorial de Sergipe, importante departamento de preservação da cultura sergipana criado e mantido pela Universidade Tiradentes durante muitos anos no bairro Treze de Julho.

Atualmente o Memorial encontra-se desativado e com seu acervo guardado na reserva técnica da universidade. Com a mudança, a proposta da Unit é que o novo espaço funcione dentro de uma nova narrativa e com novas tecnologias expográficas.

Compromisso cultural

“Estamos preocupados em preservar a memória das pessoas que fizeram história nessa terra”, ressalta o professor Uchôa durante o discurso de agradecimento, lamentando que a memória arquitetônica não possa ser preservada, uma vez que ao longo dos anos imponentes prédios foram demolidos. O reitor da Unit ressaltou ainda que a iniciativa da preservação dos ícones sergipanos representa um gesto de paixão da instituição juntamente com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, responsável pela realização de todos os trabalhos de pesquisa da Universidade por meio dos seus 37 grupos, quatro deles a serviço da Petrobras.

“Com o seu gesto, vamos construir e oferecer um grande presente para Aracaju”, diz o prefeito Edvaldo Nogueira ao direcionar o discurso durante a solenidade de assinatura do projeto ao professor Uchôa. O líder do município manifesta assim o seu agradecimento à iniciativa da Unit em reformar e utilizar o prédio do palácio Ignácio Barbosa. Segundo o prefeito Edvaldo, a parceria entre a Prefeitura e a Unit vai permitir a revitalização do imponente prédio localizado no centro da capital sergipana.

Compartilhe: