ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e SergipeTec ensaiam parceria colaborativa

Grande elo desta parceria deve ser a Inteligência Artificial como ferramenta propulsora de soluções em projetos educacionais.

às 20h16
Compartilhe:

Equipe diretiva do SergipeTec – Sergipe Parque Tecnológico visitou a Universidade Tiradentes na última sexta-feira, 12, com o objetivo de conhecer e discutir temas de parceria com o Núcleo de Inteligência Artificial Tiradentes (NIArT). A partir desse encontro, um termo de parceria entre a Unit e o SergipeTec deve ser estabelecido, permitindo a elaboração de projetos, iniciativas e planos de trabalho para atender demandas comuns às duas instituições.

A intenção é entender como o Núcleo está organizado e quais são as demandas do SergipeTec para atendê-las em conjunto. “Afinal, a ideia da Universidade é sempre trabalhar a várias mãos, de forma colaborativa. Para atender demandas efetivas, melhoria da qualidade de vida, como é essa proposta que o SergipeTec tem”, explica o diretor de Relações Institucionais da Unit, professor Marcos Wandir Lobão. 

Na ocasião, o gestor de projetos sociais do SergipeTec, Vitor Vaz, levantou demandas relacionadas à educação e Inteligência Artificial (IA), por meio do Centro Vocacional Tecnológico do órgão. “Viemos trabalhando, principalmente, em projetos educacionais e IA, pois temos uma demanda muito forte para essa questão da área de TI. Só que a gente queria expandir, mas temos limitação de profissionais nessa área de Inteligência Artificial. 

Segundo ele, dentro da esfera pública, na área de prestação de contas, a IA é uma realidade e pode ser trabalhada em parceria. “Tanto da parte de capacitação, como teste, e na parte de impacto.Uma das várias possibilidades que a gente imagina é o uso da Inteligência Artificial para medir os resultados de impacto social dos projetos ligados à capacitação de mão de obra, pelo Centro Vocacional. Acredito que algumas ferramentas podem ser utilizadas nesse aspecto e testadas dentro do ambiente que a gente tem. Para medição de impactos, por exemplo, das empresas incubadas. Eu acredito que são segmentos que a gente poderia caminhar”, pontua Vaz. 

O diretor técnico do SergipeTec, José Anízio Torres Dantas, aproveitou a oportunidade para informar que o Parque Tecnológico está em processo de implantação de “uma fábrica de software, aproveitando essa mão de obra que está sendo capacitada, treinada, passando por pitch de apresentação de projetos e fazendo pré-incubação de alguns projetos, etc. E daí, preparar essa turma em IA, por exemplo”. 

“A gente bebe do conhecimento do que é a Unit para a gente fazer um trabalho em conjunto, aprender com a Unit e pensar em levar IA pra dentro do governo, por meio do Tecgov e como identificar as dores dessas secretarias e órgãos, para podermos dar solução usando IA, através de parcerias”, completa Dantas. 

Leia mais: Inteligência artificial na política apresenta desafios e oportunidades para as eleições de 2024

Compartilhe: