Um dos principais nomes do campo de educação no Brasil, Saviane é bacharel e licenciado em Filosofia. Pertencendo a uma família de operários necessitava trabalhar para cursar a faculdade. Nessa condição, ingressou no Banco Bandeirantes do Comércio transferindo-se, em 2 de dezembro de 1965, mediante aprovação em concurso público, para o Banco do Estado de São Paulo. Em 1967, atuou como professor do Curso de Pedagogia da PUC/SP e lecionou filosofia e história da arte num Colégio Estadual e História e Filosofia da Educação na Escola Normal do Colégio Sion. No ano seguinte, demitiu-se do Banespa para se dedicar inteiramente ao magistério. Tendo concluído o Doutorado na área de Ciências Humanas: Filosofia da Educação, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, da PUC/SP, ajudou a criar o Programa de Mestrado em Filosofia da Educação nessa Instituição.
Em 1975, foi lecionar na recém criada Universidade Federal de São Carlos onde ajudou a implantar, após um ano, o Mestrado em Educação, em convênio com a Fundação Carlos Chagas. Já em 1978 retornou como professor da PUC/SP e ajudou a consolidar o Doutorado em Educação nesta Instituição. Em 1979 participou da fundação da ANDE – Associação Nacional de Educação tendo sido, também, sócio fundador da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, criada em 1977 e do CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade, articulado em 1978 e oficializado em março de 1979. Em 1986, concluiu a Livre Docência na área de História da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP e, no mesmo ano, criou o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” que se consolidou como um Grupo Nacional com grupos de trabalho na maioria dos estados brasileiros. Em 1988 participou da elaboração de um anteprojeto da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Considerado filósofo da educação e/ou pedagogo lato sensu, Dermeval é fundador de uma pedagogia dialética, que denominou Pedagogia Histórico-Crítica. Em 2008, venceu o prêmio Jabuti na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com o livro História das ideias pedagógicas no Brasil.
Saviani é grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país, a exemplo da transição na educação durante a consolidação do período democrático que vivemos na atualidade, acompanhando, além das transformações sociais, as transformações na história da educação brasileira, acentuando os pontos positivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram no dia-a-dia, e teve uma visão progressista sobre a educação. Ele foi o fomentador da teoria histórico-crítica que também é conhecida como crítico-social dos conteúdos e tem como objetivo principal relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.
Os acontecimentos políticos e os eventos históricos que fazem parte da história do país e que direta ou indiretamente marcaram a educação brasileira, sempre estiveram presentes no pensamento de Saviani, que em todas suas obras, preocupou-se em analisar a prática educacional inserida num processo político-social, mas sempre com uma visão de organicidade do pensar sobre a ação e sob uma ótica global.
Com informações do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes